Saúde e Bem-Estar

Simone Mattos, especial para a Gazeta do Povo

Evite o mal dos apressadinhos: a insolação

Simone Mattos, especial para a Gazeta do Povo
09/01/2019 12:00
Thumbnail

Quando o corpo ultrapassa os 40 graus C ocorre a insolação. (Foto: Bigstock)

Praia, altas temperaturas e atividades ao ar livre são características deliciosas das férias e do verão que se aproxima, mas exigem cuidados. Determinados problemas ocorrem com mais frequência nesta época do ano, exatamente pela combinação, sem precaução, desses fatores. Um deles é a insolação.
“Isso acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40 graus C, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar”, explica o médico dermatologista do Hospital São Lucas e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Marcos de Barros Winter. “Insolação é uma condição séria e fatal, causada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso”, alerta.
Ele confirma que o número de casos de insolação aumenta nessa época. “Os cuidados que devemos ter com o corpo em dias de sol quente vão além de passar protetor solar para evitar queimaduras na pele”, diz. Segundo o médico, a exposição excessiva ao sol e a altas temperaturas possibilita o aumento de casos de insolação.
“O quadro tende a trazer consequências sérias à saúde, pois pode evoluir para desidratação e causar desconfortos como náusea e tontura”, explica. Alguns grupos estão ainda mais vulneráveis a sofrer insolação e precisam intensificar os cuidados. São eles: idosos, crianças pequenas ou bebês e pessoas com problemas de saúde, em especial disfunções no coração, pulmões, rins ou fígado.
O diagnóstico é realizado através dos sintomas, como a queixa de febre alta, sintomas de disfunção cerebral e um histórico de exposição a calor extremo.
Young woman whit sun hat relaxing on sun bad enjoys sunbath at the beach with the sea and horizon in the background on hot summer day travel and tourism concept
Young woman whit sun hat relaxing on sun bad enjoys sunbath at the beach with the sea and horizon in the background on hot summer day travel and tourism concept
O dermatologista avisa que a insolação pode ocorrer não apenas em atividades de lazer, mas também no dia a dia. “Pode acontecer, por exemplo, quando a pessoa permanece muito tempo na rua, debaixo do sol quente”, alerta.
Previna
Passe protetor solar adequado para o seu tipo de pele, pelo menos 15 minutos antes de expor-se ao sol
Evite o sol no horário entre o meio-dia e às 16 horas, tentando abrigar-se em locais com sombra, frescos e arejados
Use roupas leves e soltas
Proteja a cabeça do sol usando bonés, lenços ou chapéus
 Primeiros sintomas
Dor de cabeça forte
Calor e suor excessivo
Sensação de febre
Sensação de queimação na pele e pele vermelha
Tontura ou má disposição
Vômitos e diarreia
Veja o que fazer
Coloque a pessoa em local fresco e arejado
Deite-a com a cabeça elevada
Coloque compressas frias sobre a cabeça e toalhas molhadas em volta do corpo
Faça com que a vítima beba muito líquido para não desidratar
Encaminhe-a ao médico o mais rápido possível
Na pele
Quem já passou pelo problema, certamente não quer repetir a experiência. É o caso da psicóloga Ângela Cristina Brand, 50 anos, que atualmente utiliza proteção solar fator 99.
“Dois anos atrás, na tentativa de me bronzear rápido para estar com a pele mais morena para ir a um casamento, fiquei das 10 às 17h debaixo do sol forte, na praia, sem protetor solar”, lembra.
Como resultado, no final daquele dia, Ângela precisou ir para o hospital e, obviamente, perdeu a festa de casamento. “Tive febre alta, náusea e vômito, minha pele inchou e depois descamou, chegando a fazer feridas em alguns locais”, conta. “Foi uma imprudência total minha, que deixou sequelas que tenho até hoje”.
A psicóloga conta que precisou tratar a pele com corticoide e, algumas manchas que resultaram daquele dia, ainda persistem, inclusive no rosto e nas mãos. Mãe de um casal de 14 e 19 anos, Ângela brinca ao dizer que se pudesse deixar uma herança para os filhos seria um frasco de protetor solar.  “Eu sempre falo a eles sobre a importância de não abusar do sol”.
LEIA TAMBÉM