Saúde e Bem-Estar

10 maneiras de tornar as crianças mais sociáveis

Carla Rocha
07/05/2015 17:46
Thumbnail
Muitas famílias têm um filho só, moram em apartamento e o grupo social se resume aos colegas do trabalho. Isso faz com que os pais acabem não sabendo como aproximar seus filhos de outras crianças, mesmo com vizinhos ou amiguinhos da escola. Veja algumas dicas para ampliar essa interação:
1) Comece por você
A gestação e os meses iniciais da vida do bebê restringem a vida social dos pais. Para que as crianças participem de um grupo social, o pai e a mãe também precisam ter esse hábito. Visitar aquela amiga da faculdade ou as primas que também têm filhos é um bom começo para enturmar a todos.
2) Use as redes sociais
Facebook e Whatsapp estão recheados de grupos que promovem encontros de pais com crianças. Faça parte deles e desfrute das atividades que compartilham. Exemplos: @maesslingueiras, que promove encontro entre mães e seus bebês em parques de Curitiba; e @mamaesconnect, que reúne mães e filhos para a prática de exercícios. O Cine Materna promove sessões de cinema em um espaço adaptado para receber adultos com crianças.
3) Amplie o círculo de convívio familiar
Visite os parentes que têm crianças da mesma idade com mais frequência ou convide-os para a sua casa. Reuniões dos netos na casa dos avós ou da tia mais velha também ajudam a estreitar os laços.
4) Arrume um companheiro de brincadeiras
No começo, grupos podem assustar seu filho. Convide um amigo para estar em casa, alguém que ele já conheça e de quem ele goste, e encoraje os dois a brincarem juntos. Quando a criança ficar mais confortável com essas situações, vai ficar mais fácil expandir o círculo social.
5) Organize festas e pequenos eventos infantis
Organize pequenos encontros ou festas de vez em quando e convide as crianças do prédio ou das casas vizinhas. Convide também os pais, assim você terá a oportunidade de conhecê-los e estabelecer uma via de mão dupla.
6) Frequente lugares onde outras crianças estão
Brincar é a melhor forma de socialização. Frequentar parques, pracinhas e playgrounds frequentados por outras crianças é uma forma de promover a sociabilização. Naturalmente ou com estímulo dos pais, as crianças vão interagir — e essa proximidade liga também os pais, que podem combinar horários para estarem nesses locais e ampliar as atividades em conjunto.
7) Coloque seu filho em atividades coletivas
Envolva o seu filho em aulas para crianças, como dança, ginástica e caratê. Os esportes coletivos incentivam a criança a interagir com outras, estimulam o convívio em grupo e ampliam as relações que precisam ir além da família e da escola.
8) Aproveite os eventos da escola
Dentre os meios que favorecem a vida social da criança fora do lar, certamente a escola é a mais importante. É uma sociedade em miniatura, que permite à criança se aventurar em um mundo completamente novo, tendo de se adaptar a novas regras de convivência em grupo. As reuniões de pais e os eventos promovidos na instituição devem ser aproveitados para estreitar os laços e aproximar as crianças também fora do ambiente escolar.
9) Programe as férias
Ter famílias amigas próximas com filhos é outra forma de socializar crianças. Sair de férias com essas famílias pode ajudar a criar um ambiente íntimo e divertido para os pequenos.
10) Cuidado com a superproteção
Crianças não são de vidro. Às vezes, por excesso de cuidados, algumas mães restringem as atividades em grupo e esquecem que elas são essenciais para o desenvolvimento e até mesmo para a adaptação na escolinha. E quando estiverem em grupo e ocorrerem os conflitos com as crianças, cuidado para não dar sempre razão ao seu filho, ele precisa aprender a compartilhar.