Saúde e Bem-Estar

Os 10 mandamentos para o uso de tecnologia por crianças

Redação
09/12/2016 10:06
Thumbnail

Foto: Bigstock

O palestrante publicitário Caco Marucco vem apresentando sua exposição “O meu filho só quer saber do celular… e agora?” em diversas escolas, igrejas e empresas para pais que buscam saber como agir quando o assunto é tecnologia e filhos. Nela, ele discorre sobre os perigos do excesso de tempo passado na frente de uma tela, incluindo irritabilidade e transtornos do sono.
Além disso, Caco chama atenção para a necessidade de supervisão devido a existência de conteúdos pornográficos, riscos de a criança passar por uma situação de pedofilia ou bullying virtual.
LEIA MAIS:
A Associação Americana de Pediatria (AAP), instrui os pais para que limitem o tempo que as crianças usam aparelhos eletrônicos (televisão, computador, celular ou tablet) para de uma a duas horas por dia, no máximo. Porém, atualmente nos Estados Unidos, uma criança de 8 a 10 anos passa quase 8 horas por dia na frente de uma tela.
No mês passado, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou um conjunto de orientações  defendendo o limite de  2 horas diárias e alertando sobre os problemas recorrentes ligados ao uso excessivo da tecnologia por crianças e adolescentes. Dentre os malefícios pode-se citar o aumento da ansiedade, adesão ao cyberbullying, estímulo à sexualização precoce, comportamento agressivo, transtornos de alimentação, queda no rendimento escolar, entre outros.
Veja abaixo os 10 mandamentos do palestrante:
1- Estabeleça regras e limites claros para a utilização de tecnologia pelos filhos. Como pai e mãe, você é quem manda;
2- Detalhe horários permitidos e proibidos;
3- Determine que computadores, tablets e smartphones devem ser usados em a área de uso comum da casa, e não no quarto fechado;
4- É preciso que os pais deem o exemplo, seguindo as regras e limites estabelecidos;
5- Diferencie o horário de convivência familiar, de fazer os deveres escolares, da recreação saudável e do descanso;
6- Estimule e participe de atividades físicas e ao ar livre com os filhos;
7- Promova o diálogo sincero e frequente com os filhos para estar por dentro da vida deles;
8- Fale sobre a importância da privacidade e explique que nunca se deve compartilhar dados pessoais, documentos ou fotos reveladoras de si mesmo na internet;
9- Fique atento aos sinais de riscos e características do uso impróprio, exagerado ou doentio do computador, smartphone e de outras tecnologias;
10- Utilize filtros e sistemas de segurança on-line atualizados, como bloqueadores de mensagens proibidas ou inseguras para crianças e adolescentes.