Saúde e Bem-Estar

Jogos e brincadeiras que estimulam o desenvolvimento infantil

conteúdo Agência Estado
21/07/2016 09:00
Thumbnail
Para as crianças, todo dia é uma descoberta diferente. Por isso, o aprendizado, quando acompanhado de uma boa dose de diversão, tem muito mais chances de ser fixado.
A seguir, selecionamos algumas atividades que podem ser feitas ao ar livre, inclusive, e que trabalham fortemente o desenvolvimento dos pequeninos. Confira!
A participação dos pais no desenvolvimento infantil
Jogos lúdicos têm enorme responsabilidade na maneira como as crianças enxergam o mundo. São a porta de entrada para as novidades. E os pais podem participar de todo esse processo à medida que as crianças substituem as fraldas pelos shorts e vestidos sujos de tantas aventuras. Participar desse processo é gratificante, pois, além de ver o sorriso se formar no rostinho deles, os pais passam a perceber a melhora na concentração, cognição, criatividade e mesmo no pensamento crítico deles.
O jogo da adivinhação
Enquanto os pais pensam em um objeto e dão dicas sonoras ou visuais aos filhos, eles tentam adivinhar do que se trata tal objeto. A brincadeira serve como um atrativo que as faz trabalhar o desenvolvimento cognitivo, além de servir como um divertido desafio para o processo de racionalização. Além da adivinhação, outro jogo que atua de maneira similar é a mímica, que as auxilia ainda mais a pensar em diferentes maneiras para resolver um mesmo problema.
LEIA TAMBÉM
O incentivo às artes
Em vez de vê-los transformar a candura das paredes da sua sala em obras de arte, incentive-os a trabalharem os dotes artísticos em pequenas telas de pintura. A sujeira, aqui, faz parte. Mas o desenvolvimento criativo também! Deixe os pequenos pintores colocarem suas emoções na superfície da tela, seja na tela ou no papel, com tinta, lápis ou giz de cera. A aprovação dos pais conta, por isso, incentive-as a produzir mais. Isso ajuda no desenvolvimento da criatividade delas.
Os jogos de tabuleiro
Considerados ótimas fontes de inspiração para o desenvolvimento da memória e do pensamento crítico e raciocínio, jogos de tabuleiro são excelentes para crianças e, também, para adultos. Entre os mais populares, podemos citar xadrez, damas e gamão. Cada um com regras distintas, mas com benefícios em comum: é preciso não apenas conhecer as regras, mas aprender a “ler” o oponente e a raciocinar diferentes estratégias para atingir os objetivos.
Para queimar aquela interminável energia, um pouco de exercício físico é essencial. Por isso, que tal resgatar brincadeiras que eram um sucesso absoluto na época em que você era criança? A amarelinha é fácil, divertida e traz uma série de benefícios. Entre eles, podemos citar o desenvolvimento motor da criança, bem como as relações interpessoais, já que são partidas que dá para serem jogadas entre amigos.
O poder do faz de conta
A mente é um poderoso instrumento de diversão, quando se conhece suas funcionalidades. É importante que os pais incentivem, desde cedo, elas a trabalharem a imaginação, seja com desenhos, histórias, imitações ou mesmo a partir da leitura para elas. Com isso, não tardará para que elas mesmas queiram criar as suas histórias, e compartilhá-las com você, é claro!
Explore as delícias de atividades ao ar livre
Incentivar as crianças a aprenderem enquanto se divertem é um delicioso desafio sobre o qual os pais podem estar sempre presentes. Por isso, trabalhe cada uma dessas etapas com calma e sem deixar o lado divertido de lado.