Saúde e Bem-Estar

Melhore o diálogo com o filho adolescente

Carla Rocha
29/04/2015 00:41
Thumbnail
Aprenda a ouvir
É essencial para o adolescente sentir empatia pelo outro. Isso não significa que você não pode dar o seu ponto de vista, mas é melhor falar menos e ouvir mais. Ao sentir que está sendo ouvido, a reação do jovem tende a mudar diante de suas respostas.  Faça perguntas sobre o porquê de suas ideias até que tome sua decisão.
Evite agressões
Não comece uma conversa se você não for capaz de acabá-la calmo e sereno. Caso contrário, vai perder o controle e o diálogo vai terminar mal. Se os ânimos ficarem exaltados, evite piorar a situação elevando a voz ou brigando com o jovem. Discussões não geram bons resultados.
Respeite e exija respeito
Cuide para não humilhar com insultos ou comentários sarcásticos, o que prejudica a comunicação e pode afetar a autoestima deles. Procure ter conversas sérias longe de familiares e amigos. Assim, ninguém dará palpite e seu filho não ficará constrangido. Não responda “porque sim” ou “porque sou o seu pai/mãe.” Estas frases podem gerar rejeição. Para mostrar autoridade, apenas dê a ordem, cale-se e mantenha-se firme.
Não grite, nem deixe gritar
Quando a voz começa a subir, a comunicação é perdida pelas interferências. Não é possível ser entendido nem compreender. Quando há explosões e perdas de controle, não é o momento de enfrentar. Deixe que se acalme e retome a conversa em outra oportunidade.
Inspire confiança
Converse sobre tudo com o seu filho. Falar sobre você, sobre ele e temas corriqueiros enriquece o diálogo. Se você cometer um erro, reconheça. Sua sinceridade será bem-vinda e ele vai confiar mais. Leve em conta estas frases, se você precisar delas: “talvez você tenha razão”, “com certeza, eu não tinha pensado”, “Isto que você diz é verdade”, “Reconheço meu erro”.
Não o induza a mentir
Se você sabe que ele fez algo errado, não faz sentido perguntar sobre isso, pois poderá levá-lo a tentar enganar por impulso. Use de afirmações em vez de interrogações, que apenas o induzem a mentir.