Saúde e Bem-Estar

Aprenda a fazer papinha de bebê em casa

Bel Victorio
28/08/2015 21:35
Thumbnail
A partir dos 6 meses, entra em jogo a papinha, entre as mamadas. Saiba como preparar as papas e purês naturais, com as dicas da Vanessa Liberalesso, pediatra responsável pelo suporte nutricional da Sociedade Brasileira de Pediatria-PR, e Jomara de Araújo, nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Antes de cozinhar
Inclua uma opção de proteína (ovo e peixe são permitidos), verdura, legume e cereal, temperando com alho, salsinha e cebolinha. A refeição deve variar no almoço e jantar e ao longo da semana, além de ter cores diferentes. Os vegetais devem ser frescos, da época e lavados com hipoclorito de sódio.
Modo de preparo
Cozinhe sem sal, para que o bebê se acostume aos novos sabores, e sem refogar. Acrescente o azeite depois de a comida estar pronta. Amasse os ingredientes e não use liquidificador, para desenvolver a deglutição. Não misture a comida, o bebê deve saber qual é o sabor de cada item. Não coloque água, para manter a consistência espessa e preservar a densidade calórica. Aos 6 meses, a papa deve ser bem amassada, mas aos 8 meses pode conter pedacinhos. Aos 12, o bebê pode comer a refeição dos adultos.
Organize-se
Mesmo no início, a criança não deve ser alimentada no colo, mas sentada no cadeirão. O local da mãe é na frente do bebê, mantendo a interação com o olhar, sem mimos ou estardalhaços. As refeições devem ser feitas em horários regulares e sem tevê ou brinquedos. A colher deve ser de silicone para não machucar a gengiva, e o prato, se for de plástico, não deve conter Bisfenol A.
Hora de parar
Quando a criança não quiser mais pegar o alimento, sua boca deve ser limpa e a comida retirada da bandeja. Forçar a alimentação faz com que o bebê não saiba a hora de parar de comer. Isso pode contribuir para o desenvolvimento da obesidade mais para frente.
Comportamento
Seria um adeus à papinha? Método estimula que a criança coma de tudo e sozinha
No método conhecido como BLW (Baby-led Weaning), o bebê de 6 meses não ganha uma refeição especial. Ele pode comer, pegando com a mão, o que estiver disponível na mesa. Para evitar que ele se engasgue, os pais devem disponibilizar os alimentos com os cortes e texturas corretas. A vantagem da técnica é que criança teria o controle sobre a satisfação e desenvolveria melhor as suas habilidades manuais. Porém,alguns pediatras continuam apoiando a papinha como a melhor forma de introduzir o bebê às novas comidas.
Viagem
As papinhas industrializadas são mais seguras nas viagens por não correrem o risco de estragar e por manterem os valores nutricionais dos alimentos. Quando colocadas no freezer, o processo pode alterar o paladar da comida e comprometer as propriedades nutricionais. Evite recongelar.