Saúde e Bem-Estar

Redação

Fim do horário de verão causa jetlag no organismo; saiba como prevenir

Redação
16/02/2018 07:00
Thumbnail

Fim do horário do verão exige atrasar o relógio em uma hora e adaptar o organismo para as novas rotinas (Foto: Bigstock)

Nesse sábado (17), os relógios deverão ser atrasados em uma hora, com o fim do horário de verão. A mudança em apenas uma hora pode não parecer tão impactante, mas há quem tenha sintomas como se estivesse em um país com um fuso horário diferente. O jetlag causado pela mudança dos horários pode trazer sonolência durante o dia, dificuldades para dormir, alterações no humor e mesmo mudanças nos hábitos alimentares. O lado positivo é que esses sintomas podem ser aliviados desde já.
A primeira orientação dos especialistas é começar a dormir mais cedo (10 minutos a cada dia), de forma a ajustar o relógio biológico. Mude também o quarto – faça uma limpeza, deixando-o mais escuro, silencioso e com boa temperatura na hora do sono.
Se conseguir, altere também os horários das refeições para uma hora antes. Assim, quando o horário voltar ao normal, o corpo estará bem adaptado e sofrerá menos. Evite fazer exercícios três horas antes de dormir e deixe de lado, também, a cafeína e comidas mais pesadas.
O lado positivo de comer mais cedo é que, nos primeiros dias, a fome pode não chegar a tempo, o que ajudará a manter as refeições mais leves e menos calóricas. Como ainda estamos no verão, prefira frutas, verduras e carboidratos de baixo índice glicêmico, como cereais integrais e leguminosas.
Quem for pego de surpresa pode levar alguns dias ou mesmo semanas até o relógio biológico ou relógio interior, que corresponde aos principais ritmos do organismo, como ciclo vigília-sono e ritmo de temperatura, entrar em sincronia.
Dicas para o fim do horário de verão 
  • Durma mais cedo. Comece com 10 minutos de diferença e aumente até uma hora, que é a diferença entre o horário de verão e o horário tradicional.
  • Alimente-se mais cedo. Procure preparar as refeições antes, de forma a adaptar o organismo.
  • Faça exercícios, mas no horário certo. Mantenha as três horas antes de dormir voltadas à preparação para o sono.
  • Sono impacta em tudo. Se for preciso, faça uma higiene do sono no quarto, deixando-o mais escuro, mais fresco e silencioso.
LEIA TAMBÉM