Saúde e Bem-Estar

Da redação

Sociedade médica desmente boatos de exame da tireoide e HIV no Whatsapp

Da redação
05/05/2017 08:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

“Pessoas vestidas de branco vão passar de casa em casa para medir a tiroide. Não deixe, porque é um grupo de aidéticos pra transmitir o vírus. Eles são a mando da Baleia Azul” (SIC). Se você recebeu essa mensagem nos últimos dias via WhatsApp, apague e desconsidere.

Exame de tireoide e HIV no WhatsApp é mentira

Não se trata de um alerta real, conforme informou a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, regional do Paraná, em nota oficial. “Além de alarmista, a mensagem mistura informações incorretas e pode deixar a população preocupada em relação às ações que serão desenvolvidas no Dia Internacional da Tireoide, em Curitiba (que é lembrado no dia 25 de maio)”, reforça a entidade.
Neste ano, no dia 25, médicos endocrinologistas estarão na Boca Maldita ensinando o autoexame de detecção de qualquer problema na tireoide, além de distribuírem folders informativos e esclarecer dúvidas sobre a doença. “Mas não farão exames de glicemia/glicose”, explica a entidade em comunicado.

Doenças da tireoide

Ganho de peso, cansaço, indisposição, falta de energia e até memória ruim são sintomas que podem ser explicados pelo estilo de vida intenso, com alto nível de estresse, má alimentação e falta de atividades física. Ou são sinais de um problema hormonal, causado pelo mal funcionamento da tireoide. Para descobrir, alguns exames medem a função da tireoide, como o TSH, além do autoexame de toque.
Esses testes são importantes para evitar que se faça uma medicação desnecessária, de acordo com Grasiele de Lourdes Martins, médica endocrinologista do Hospital Marcelino Champagnat e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
“O endocrinologista é o médico com a melhor formação para o tratamento de doenças hormonais. A utilização de hormônios tireoidianos de forma incorreta pode trazer lesões severas e perigosas, como arritmias cardíacas”, explica.
Leia mais