• Carregando...
(Foto: Divulgação/ Ana Elisa Marques / Hospital Erasto Gaertner)
(Foto: Divulgação/ Ana Elisa Marques / Hospital Erasto Gaertner)| Foto:

Em boa parte dos hospitais oncológicos que atendem crianças em todo o Brasil, há uma cena bem comum. Enquanto os filhos estão dentro das salas fechadas do hospital recebendo as doses dos medicamentos contra o câncer, acompanhados normalmente de um dos pais, o restante da família perambula por fora, às vezes dentro do carro da família ou mesmo em pé, nos jardins e ambientes externos do local. No Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, esse cenário era frequente – até esta sexta-feira (10).

Com a parceria do Instituto Ronald McDonald, o hospital oncológico inaugurou nesta semana um Espaço da Família Ronald McDonald, uma área de convivência da ala de pediatria que atende crianças, adolescentes e as famílias enquanto aguardam tratamento ou mesmo esperam pelo transporte para suas cidades.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Lá as crianças têm acesso a brinquedos e jogos, videogames e brinquedoteca, além de estarem em contato com a equipe médica durante todo o tempo. Há ainda uma sala de aula – para as crianças que precisam passar um tempo extenso em tratamento – fraldário, espaço para adolescentes, banheiros acessíveis e sala de estar. O espaço tem uma área total de 206 metros quadrados e consegue atender, por dia, 46 pessoas ou 11 famílias.

“A neoplasia é a maior causa de morte em crianças e o tratamento também é um dos motivos que levam a uma desestruturação familiar. O espaço procura dar suporte a essas famílias e talvez ajude a mudar esse cenário, permitindo que as famílias fiquem mais unidas e permaneçam juntas durante o tratamento da criança”, explica Adriano Lago, superintendente do hospital Erasto Gaertner, em entrevista ao Viver Bem.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Embora faça parte do hospital, o Espaço da Família está localizado em um ambiente externo, ligado por uma passarela, e isso tem uma justificativa:

“O projeto desse espaço dá vista a uma área verde e quase toda a iluminação é natural. Isso ajuda na adesão da criança ao tratamento, porque não é o mesmo ‘clima’ de hospital, que ela está acostumada. Para tratar os filhos, muitas famílias precisam sair das suas cidades, de lugares que elas conhecem e o Espaço da Família tenta diminuir esse impacto. O astral da criança muda muito aqui, porque ela pode ficar perto do irmão, do primo e da família”, explica Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

Leia mais

Conheça os sinais do câncer infantil

Lorena, do canal CarecaTV, anuncia que se curou do câncer

Crianças podem “escolher” tratamento depois dos 7 anos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]