Saúde e Bem-Estar

Redação

Kate Middleton saiu do hospital seis horas depois do parto: por que é diferente no Brasil?

Redação
23/04/2018 17:36
Thumbnail

(Foto: Reprodução)

O nascimento do terceiro filho da duquesa Cambridge, Kate Middleton, nesta segunda-feira (23), não foi a única surpresa do dia. Depois de seis horas da entrada na maternidade St Mary’s Hospital, Kate saiu com o filho no colo, rapidez que surpreendeu as mães brasileiras.  A explicação, no entanto, é simples: as regras no Brasil são distintas e tendem a manter as mulheres e os recém-nascidos por mais tempo no hospital ou maternidade — às vezes chegando a 72 horas, no caso de partos cesárea.

Como funciona na Inglaterra e no Brasil?

De acordo com a Portaria 2.068, de 2016, do Ministério da Saúde, a recomendação para as puérperas no Brasil é de permanência, junto com o bebê, durante pelo menos 24 horas no hospital ou maternidade.
Depois desse período, caso o bebê e a mãe preencham diferentes critérios de saúde, entre eles a realização de alguns exames, a saída da família é liberada pela equipe médica.
Isso vale, principalmente, para os partos normais ou tradicionais. Caso a gestante opte pela cesárea, a permanência no hospital tende a aumentar, conforme a evolução da cicatrização do corte.
No caso da Inglaterra, gestantes que passaram por uma cesárea também levam mais tempo a sair do hospital. Já no parto normal, o período de seis horas é mais comum, mas isso não significa que as inglesas não têm nenhum acompanhamento no pós-parto.

Assistência em casa

Durante 21 dias, pelo menos, as britânicas recebem atenção de uma parteira, que faz as visitas domiciliares no período. Isso se deve ao fato que o sistema de saúde inglês prioriza a atenção primária – não só no caso das gestantes.
O bebê de Kate e William nasceu mesmo hospital onde nasceram os outros dois filhos do casal, George e Charlotte. O caçula é o quinto membro na linha sucessória ao trono da realeza britânica.
LEIA TAMBÉM