Saúde e Bem-Estar

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo

Uso excessivo de lenços umedecidos pode provocar alergia em bebês; veja o que usar

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo
26/10/2017 08:00
Thumbnail

(Foto: BigStock)

Uma troca de fraldas de um bebê pode ficar muito mais prática com o uso de lenços umedecidos. Basta alcançar a embalagem, pegar o lenço, limpar o que for necessário e jogar o lenço fora. Ainda assim, os pais não devem se render à praticidade sempre: o uso excessivo de lencinhos pode provocar alergias.
“O lenço umedecido pode, sim, causar dermatite de contato. Então, eu peço que use, mas só em determinadas situações”, explica a dermatologista do Hospital Marcelino Champagnat Vanessa Nunes. O pediatra do Hospital Pequeno Príncipe Luiz Renato Valério concorda: “O mundo atual não conseguiria viver sem eles, mas num momento em que seja possível fazer a higiene com água e sabonete, é melhor que faça”.
Conforme Vanessa, há diversas substâncias que são potenciais alérgenos na composição dos lenços, uma delas o conservante tiazolinona. Além disso, de acordo com Valério, o lenço não proporciona o mesmo tipo de limpeza que a dupla “água e sabão”.
Quando o bebê estiverem fora de casa – ou ainda, em um local onde a limpeza com água e sabonete não seja possível, os lenços podem ser utilizados. Nesse casos, Vanessa orienta ainda optar por produtos sem perfume, que têm “menor potencial” para provocar alergias.
A dermatologista diz ainda que os pais devem ficar atentos a qualquer alteração na pele do bumbum do bebê: assim como pode ser uma assadura comum e uma alergia ao lenço umedecido, também pode ser uma dermatite provocada por outros motivos que precisam de tratamento adequado.
LEIA TAMBÉM: