Saúde e Bem-Estar

Artrite reumatoide ganha medicamento biológico via oral

Da redação
17/06/2015 16:24
Thumbnail
Um novo medicamento biológico para a artrite reumatoide, o Tofacitinibe, que pode ser usado via oral, está disponível, desde maio, pelos planos de saúde e já é vendido em farmácia sob prescrição médica. No momento, aguarda incorporação na tabela do SUS para uso na rede pública.
Com perfil de segurança e eficácia semelhantes aos imunobiológicos, o remédio, de nova classe terapêutica (anti-JAK3), bloqueia a sinalização para a inflamação dentro do núcleo das células, reduzindo a progressão da doença e impedindo a destruição articular, como explica Sebastião Radominski, chefe da especialidade de Reumatologia do Hospital de Clínicas da UFP, que com mais três centros de estudos nacionais participou da pesquisa.
Aprovado
Após estudos de fase III, este novo fármaco já foi aprovado, em 2012, pelo Food and Drug Administration (FDA), do Estados Unidos, e, no fim de 2014, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Brasil.
A artrite reumatoide
É uma doença crônica autoimune que leva à inflamação (artrite) e a destruição das articulações em médio e longo prazo. Se não tratada em suas fases iniciais, pode acarretar deformidades irreversíveis.