Saúde e Bem-Estar

O que é preciso saber sobre vacinas para diabéticos

Da redação
16/05/2016 16:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Diabéticos portadores dos tipos 1 e 2 fazem parte do grupo de pessoas com o maior risco de desenvolver problemas graves em decorrência de certas doenças que podem ser prevenidas com a vacinação adequada.
Confira algumas razões pelas quais as vacinas são de extrema importância para os diabéticos, segundo informações do coordenador do Grupo de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Augusto Pimazoni Netto:
– O diabetes, mesmo se bem controlado, torna mais difícil o combate a infecções pelo sistema imunológico, deixando a pessoa mais suscetível a complicações em comparação a indivíduos não diabéticos. Além disso, doenças como a gripe podem elevar, a níveis perigosos, a glicose no sangue.
– Pessoas com diabetes têm taxas mais elevadas de hepatite B do que o restante da população e um risco aumentado de morte por pneumonia (infecção pulmonar), bacteremia (infecção no sangue) e meningite (infecção do revestimento do cérebro e da medula espinhal).
– As vacinas são uma das maneiras mais seguras para que o diabético proteja sua saúde, mesmo se estiver tomando medicamentos de prescrição. Efeitos colaterais das vacinas são geralmente leves e desaparecem por conta própria. Os efeitos secundários graves são muito raros.
LEIA TAMBÉM:
Confira a relação de vacinas mais necessárias aos diabéticos:
– Vacina contra a gripe
– Vacina contra pneumococos
– Vacina contra hepatite C
– Vacina contra tétano, difteria e coqueluche