Saúde e Bem-Estar

Prevenção à gripe vai além da vacina

Rafael Adamowski, especial para a Gazeta do Povo
18/05/2016 16:00
Thumbnail
Aplicada gratuitamente nas pessoas acima de 60 anos, a vacina contra a gripe é uma das principais formas de prevenção da doença. Apesar de os sintomas raramente durarem mais do que duas semanas, os idosos integram o grupo que precisa ser cuidadosamente acompanhado. Entretanto, outros hábitos além da vacina colaboram para evitar o contágio.
De acordo com o médico pneumologista Mauro Gomes, do Hospital Samaritano de São Paulo, os cuidados com a higiene são fundamentais. Recomenda-se o hábito de lavar sempre as mãos com água e sabão. Quando o idoso estiver fora de casa o ideal é evitar coçar os olhos ou levar as mãos na boca ou nariz, devido ao alto contágio.
O médico também alerta que a principal forma em que a gripe atinge os idosos é o contato direto com pessoas contaminadas. Manter o ambiente arejado é uma alternativa viável, bem como evitar a proximidade de quem está com o vírus.
LEIA TAMBÉM:
A alimentação diária equilibrada contendo nutrientes essenciais como vitaminas, minerais e proteínas, também é um método importante para a precaução. Ao preparar a refeição o idoso deve procurar fontes de vitamina C, que fortalecem o sistema imunológico, e de ácido fólico, encontrado em alimentos como feijão, espinafre e brócolis. A vitamina A, estimulante das células de defesa, e a vitamina E, que é antioxidante, também integram a lista.
Outra situação que requer atenção e cuidados redobrados envolve o grupo de idosos que sofrem de problemas respiratórios. Pessoas acima de 60 anos e com comprometimento pulmonar precisam manter as consultas e o uso de medicamentos em dia. Nos períodos de temperaturas mais baixas as vias as vias aéreas ficam mais irritadas.