Saúde e Bem-Estar

Folhapress, com informações da redação

Conheça os sintomas de câncer no ovário, que vitimou Márcia Cabrita aos 53 anos

Folhapress, com informações da redação
10/11/2017 10:27
Thumbnail

Márcia Cabrita foi diagnosticada com a doença em 2010. Foto: reprodução

A atriz Márcia Cabrita morreu nesta sexta-feira (10), aos 53 anos. Desde 2010 a atriz fazia tratamento de quimioterapia para combater um câncer no ovário. Márcia estava internada há dez dias no hospital Quinta D’Or, no Rio de Janeiro, em decorrência do agravamento da doença.
De acordo com o Instituto Oncoguia no ovário, todas as mulheres têm potenciais riscos para doença. Confira 5 fatos sobre o câncer no ovário divulgado pelo instituto:
>> Todas as mulheres têm risco de ter câncer de ovário – 250 mil estão diagnosticadas com o tumor em todo o mundo.
>>  O conhecimento sobre os sinais e sintomas (aumento do volume abdominal/inchaço contí­nuo; dificuldade de comer/sensação de ‘estar cheia’; dor abdominal ou pélvica e necessi­da­de urgente e frequente de uri­nar) pode permitir diagnósti­cos precoces e tratamen­tos mais fáceis.
>> O diagnóstico na fase inicial aumenta bastante a probabilida­de de sobrevivência da mulher – até 90% podem sobreviver por mais de cinco anos se detectado em fase inicial.
>> O câncer de ovário é muitas vezes diagnosticado em fase tardia, por este motivo é útil fazer um diário dos sintomas e não ficar com dúvidas.
>> Muitas mulheres acreditam que o exame papanicolau detecta a doença, porém ele verifica apenas alterações pré-cancerosas nas células do colo do útero, e não de ovário.
A atriz
A estreia  de Márcia Cabrita na televisão foi com a minissérie “As Noivas de Copacabana”, em 1992. Na Globo, trabalhou ainda em várias novelas e séries. Esteve no ar recentemente na novela “Novo Mundo” (Globo), na qual interpretava Narcisa. O folhetim foi exibido entre março e setembro deste ano.
Porém, foi pelos papéis cômicos que a atriz ficou mais conhecida, primeiro com os “Trapalhões” e depois com o humorístico “Sai de Baixo”, em que interpretava a empregada Neide a partir da segunda temporada, em 1997.
LEIA TAMBÉM