Saúde e Bem-Estar

Comer muitas batatas na gravidez pode aumentar o risco de diabete

Da redação
14/01/2016 09:57
Thumbnail
Se um dos desejos de grávida for comer batatas, cuidado! Um novo estudo divulgado pelo British Medical Journal (BMJ) mostrou que quem come batatas – seja cozida ou frita -, na maior parte das refeições durante a gestação, o risco de desenvolver diabete gestacional pode chegar a até 50%.
O estudo analisou as refeições de mais de 20 mil mulheres grávidas em um período de 10 anos, e levou em consideração outros fatores, como idade, histórico familiar de diabete, atividade física, obesidade e dieta em geral.
Nas mulheres que consumiam duas a quatro porções, de 100g cada, de batatas cozidas, em forma de purê, assadas ou mesmo fritas, por semana, o risco de desenvolver a diabete aumentou em 27%.
Quando as batatas faziam parte da maioria das refeições, chegando a cinco porções por semana, o risco aumentou em 50%.
Vegetais e cereais integrais
Uma sugestão dos pesquisadores seria substituir as batatas por vegetais ou cereais integrais em, pelo menos, duas refeições na semana. Assim, o risco poderia ser reduzido de 9% a 12%.
Por que as batatas?
Batatas são fontes de carboidratos de alto índice glicêmico. Ou seja, ao mesmo tempo em que garantem açúcar e energia para o organismo, esses benefícios são consumidos rapidamente. Nesse período, a taxa de açúcar no sangue aumenta muito, mas logo reduz, o que gera novamente a fome.
Diabete gestacional
Durante a gravidez, quando há muito açúcar no sangue, também chamada de glicemia alta, e não há insulina suficiente para absorver esse açúcar, a mulher pode desenvolver a diabete gestacional. Dentre os principais sintomas estão boca seca, cansaço e aumento na vontade de urinar.
A diabete gestacional pode levar ao nascimento prematuro e até mesmo aborto espontâneo. Por outro lado, geralmente, a doença não permanece com a mulher depois do nascimento do filho.