Saúde e Bem-Estar

Nomes da novela “Império” estão entre os mais escolhidos para bebês no Brasil em 2015

Willian Bressan
02/12/2015 12:19
Thumbnail
Um levantamento do site BabyCenter Brasil, que usa como base mais de 90 mil bebês nascidos ao longo de 2015, mostra quais são os nomes mais populares de bebês neste ano. Um dado que chama atenção é como os personagens da novela “Império” conquistaram o público, a ponto de os pais repetirem os nomes em seus filhos. Na lista aparecem Isis, João Pedro e Maria Clara, do clã do comendador José Alfredo (Alexandre Nero).
Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa) e o comendador José Alfredo (Alexandre Nero) na novela "Império" (Foto: Globo/Divulgação)
Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa) e o comendador José Alfredo (Alexandre Nero) na novela "Império" (Foto: Globo/Divulgação)
Meninas
No topo da lista dos nomes mais dados para bebês meninas estão: Alice, Sophia, Júlia, Laura e Isabella, nessa ordem. Alice desbancou, pela primeira vez, desde 2012, Sophia, que desde então se mantinha intocável em primeiro lugar.
Entre os nomes de meninas que mais subiram de posição em 2015 estão Isis (lembra da personagem de Marina Ruy Barbosa em “Império”?), Ana, Maria, Maria Alice, Isabel, Ayla, Maria Clara, Luna, Maria Cecília, Bárbara e Clarice.
Meninos
No sexo masculino, o nome Miguel é o mais escolhido no Brasil, desde 2011. E Arthur ultrapassou Davi no segundo lugar.  Bernardo é outro nome que vem crescendo bastante, e que em 2015 alcançou o quinto lugar. Os cinco nomes de menino mais usados no Brasil são: Miguel, Arthur (a grafia com “h” é a favorita dos pais e mães), Davi, Pedro e Bernardo, nessa ordem.
Nomes compostos
Na hora de formar nomes duplos, grande sucesso entre as meninas, pais e mães são bem conservadores, usando sempre Maria ou Ana como primeiro nome, ao contrário do que acontece com os nomes compostos masculinos, onde há mais ousadia. Os mais escolhidos são: Maria Eduarda, Maria Clara e Maria Luiza.
Segundo o BabyCenter Brasil, nomes compostos são muito populares para meninos, com combinações aventureiras com dois nomes adorados, como Davi Miguel, por exemplo. Os três mais escolhidos em 2015 são: João Pedro, João Lucas (lembram dos filhos do comendador José Alfredo, papel de Alexandre Nero em “Império”?)  e Pedro Henrique.
Os nomes de menino que mais subiram em 2015 foram João Lucas, Enrico, Gael, Vicente, Augusto, Henry, Davi Lucca, Bento, Benício (nome do filho de Angélica e Luciano Huck) , Kaique, Theo e Luan.
Tendência
O nascimento da princesa Charlotte Elizabeth Diana reabilitou o nome Charlotte no Brasil. Charlotte não chega a figurar entre os 100 nomes mais comuns para meninas, mas cresceu 143% em 2015 e nos próximos anos vai continuar subindo. Além de ser nome de princesa, Charlotte combina com a tendência de usar nomes que funcionem em várias línguas. Ainda de acordo com o site, essa internacionalização se vê bem nos nomes de menino: nomes charmosos e comuns nos países latino-americanos estão sendo cada vez mais eleitos para os bebês brasileiros. Alguns exemplos são Gael, Martim e Santiago.
No Paraná
O Viver Bem mostrou em julho deste ano que nomes simples são os mais escolhidos para bebês paranaenses, segundo a Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR). Em 2014, os mais usados no estado foram Maria, Ana, João, Davi, Pedro, Arthur, Miguel, Gabriel e Lucas.  Na comparação com 2012, a lista com 30 nomes mais escolhidos mostrou novidades em 2014: apareceram Bernardo, Daniel, Lívia, Valentina e Yuri.
A lista de Curitiba também traz nomes que estão mais bem cotados na capital do que no estado em 2014, como Helena, Leticia, Lorenzo, Manuela e Pietro. Mas como os pais da capital escolhem os nomes dos rebentos? Sonhos, ajuda do irmão, sorteio? A reportagem também fala da (dificuldade) de se chegar a um consenso na escolha dos nomes. Confira aqui.