Saúde e Bem-Estar

7 dicas para que o seu bebê tenha uma boa noite de sono

Bruna Covacci
31/10/2015 15:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Não levantar desesperado a cada choro. Criar um ritual de sono. Preparar o quarto para o descanso. Ficar atenta aos horários de amamentação. Com ajuda da pediatra Flavia Oliveira, elencamos essas e outras importantes dicas para que os o bebê tenha uma boa noite de sono.
SEM PLANTÃO
O ciclo do sono dos bebês é menor em relação aos adultos e metade dele acontece de forma superficial, portanto é normal o bebê despertar com facilidade. Não “atenda” o bebê a cada pequeno resmungo, pois ele pode estar em um momento de transição para um novo ciclo de sono e desta maneira você vai atrapalhá-lo.
SONEQUINHA
Deixe-o dormir bem durante o dia, sonecas diurnas deixam o bebê mais relaxado e ajudam durante a noite. A maioria das pessoas acredita que manter o bebê acordado durante a tarde o deixará cansado e assim, consequentemente, ele dormirá com facilidade. Na verdade, se o pequeno estiver muito cansado ele terá mais dificuldade para pegar no sono
“RUÍDO BRANCO”
Nos primeiros meses o bebê ainda tem a memória do ambiente intrauterino, por isso o chamado “ruído branco” (sons de cachoeira, mar e água) podem ajudar a acalmar. O ideal é desligar o som assim que ele relaxa e entra no sono profundo, o que acontece entre 15 e 20 minutos após o bebe adormecer.
SINAIS DE SONO
Respeite a janela do sono do seu bebê, esse período engloba aqueles minutos que a criança tem mais facilidade em adormecer. Essa janela pode se apresentar como um bocejo, o ato de coçar os olhos ou agitação corporal. Então, assim que perceber algum desses sinais, coloque a criança para dormir.
ESCURINHO BOM
O ambiente que a criança dorme deve estar totalmente escuro e com temperatura agradável. Isso se relaciona ao conceito de higiene do sono, que nada mais é do que manter um ambiente apropriado ao sono sem fatores de interferência.
LONGE DA TEVÊ
Não exponha seu filho a aparelhos eletrônicos (tevê, IPad e celulares) antes de dormir. Eles emitem uma luz azul que diminui a produção da melatonina (hormônio do sono). Fator que influencia principalmente após os três meses quando o bebê inicia a produção do hormônio
HORA DE COMER
Tente seguir uma rotina durante o dia tanto em relação às sonecas quanto em relação à alimentação. Isso deixa o bebê mais seguro e tranquilo.