Saúde e Bem-Estar

Dicas para montar o quarto da criança

Bel Victorio
25/07/2015 00:15
Thumbnail

(Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo)

PLANEJE O QUARTINHO
O passo a passo para não se apertar nessa hora:
O início
Comece a preparar o quarto no terceiro mês da gestação. “Nessa fase, a gravidez está mais segura e já se sabe o sexo do bebê”, diz a arquiteta Tatielly Zammar, responsável pelo quarto do bebê em exposição na Casa Cor Paraná 2015. Deixe pronto antes dos meses finais da gravidez, quando a gestante precisa mais de repouso.
Monte o layout
Desenhar a funcionalidade do quartinho é o primeiro passo. A arquiteta diz que o layout de disposição mostra onde vão ficar a cama e o armário. Depois, defina as medidas dos móveis, determinando o que será feito sob medida (aproveitando melhor o espaço), e o que será comprado avulso.
Hora de decorar
O segundo passo é pensar na decoração. “Começar pelo papel de parede decorativo pode ajudar a definir o tema e as cores do quarto”, diz Tatielly. Depois disso, compra-se o enxoval, que vai harmonizar com o décor.
Crescendo com a criança
Para evitar uma reforma três ou quatro anos após o nascimento, invista em mobiliário adaptável. Um canto usado como trocador pode virar bancada de estudos; uma cama box, que serve como apoio para a amamentação, e que pode se tornar a cama da criança. Muitos pais têm preferido a box em vez da tradicional, pois as quinas arredondadas são mais funcionais e pode ser usado um belo painel estofado como cabeceira.
Por dentro das tendências
Foi-se o tempo em que quarto de bebê só tinha móveis brancos. “Hoje há berços coloridos com tons de Fendi [bege] e Tiffany [verde]. E você pode personalizar na loja, mesmo comprando pronto”, fala a profissional. Se preferir móveis coloridos, deixe de lado patchworks e cores fortes no enxoval, optando por toalhas e jogos de cama neutros. “A parede pode continuar colorida, mas é preciso linkar com os tons do mobiliário”, aconselha Tatielly.