Saúde e Bem-Estar

Tudo sobre os memes de maternidade com a Mamãe Musa

Amanda Milléo
08/04/2016 11:00
Thumbnail

"Minha cara quando dizem: você precisa dar mamadeira para ajudar! Você vai ficar muito cansada!", é um dos memes da Mamãe Musa (Foto: Reprodução Instagram)

Há quase um ano, a mineira/carioca Musa Magalhães teve uma ideia. Mãe de Matheus, de quatro anos, e Giovanna, de dois anos, todos os dias ela tinha uma história da maternidade para contar, e via que muitas das suas amigas mães se identificam com elas. Musa resolveu então transformar essas histórias em memes, e virou a Mamãe Musa, com página no Facebook e Instagram, além do blog. Confira a entrevista com a Mamãe Musa para a Gazeta do Povo!
Você acha que os memes ajudam as mães a rirem de si mesmas?
Recebo muitas mensagens que os memes ajudaram, principalmente, as mães no puerpério, durante a licença maternidade, porque é um período muito solitário. Embora tenha o bebê, e todo aquele amor, a solidão é grande porque você não interage com muita gente o tempo todo. Então, recebi mensagens de mães que tiveram uma noite difícil, dormiram mal ou o filho estava com cólica, abria direto na página e dava risada, ficava mais leve. É legal ver que outras pessoas passam pelo mesmo que você, e isso é uma maternidade real, e não aquelas de comercial de margarina.
Quais foram os primeiros memes que você fez?
Eu tinha um blog, onde tinha contado a história do dia em que meus dois filhos fizeram cocô ao mesmo tempo e eu fiquei toda enrolada. Meus amigos gostaram e pediram para eu escrever mais sobre a maternidade. Mas, como muita gente não lê tanto, hoje todo mundo fica na imagem ou no vídeo, eu resolvi testar com os memes. Fiz o primeiro em maio do ano passado, e era assim: “Minha cara quando falam que cama compartilhada atrapalha a vida sexual do casal”, mas não fez tanto sucesso. Depois fiz um sobre desfralde: “Minha cara quando me pressionam para que o meu filho tire as fraldas”, e esse foi mais compartilhado. No dia dos namorados, o número de seguidores dobrou com uma foto do meu filho com cara de safadinho, e a frase: “Pareço inofensivo, mas vou atrapalhar seu Dia dos Namorados”.
Quais memes foram os mais compartilhados?
Os que estão no topo chegam a 15 mil compartilhamentos, mas se a pessoa salva a imagem e publica, não tenho mais o controle, então podem ser bem mais. Entre os memes que mais compartilharam, estão: “Aquele momento em que você descobre que seu filho tem uma característica sua e você não sabe se sente orgulho ou medo”, e “Como eu me sinto quando acordo sozinha e percebo que meu filho dormiu a noite inteira”, com uma foto minha agradecendo aos céus.
Você recebe muitas sugestões de seguidoras para fazer memes?
Sim! Muitas sugestões. Algumas eu atendo, outras eu prefiro não fazer, por não estarem de acordo com meus valores. Certa vez uma seguidora pediu para fazer um meme mais ou menos assim: “Minha cara quando dão um presente barato para o meu filho”. Eu pensei: Como você faz a festa pensando no presente? Às vezes eu até não concordo muito, mas faço porque sei que algumas mães se incomodam. Por exemplo: “Essa é a minha cara quando chamam meu bebê de ‘meu’”. Eu não me incomodo quando chamam meu filho de “meu lindo”, mas muita gente pediu e eu fiz, até porque não é algo agressivo.
E as críticas?
Tiveram alguns que me chamaram a atenção e eu tentei explicar, mas não vi que não adiantava. Uma era sobre o meme: “Minha cara quando dizem: Meu filho já comeu isso e não morreu” ou “Eu criei meus filhos assim e eles estão aí”, que normalmente o pessoal mais velho comenta, e não foi um meme bem recebido. Muitos diziam que eu estava fazendo uma apologia ao desrespeito aos mais velhos. O mais recente foi na Páscoa: “Minha cara quando recebo um comunicado da escola avisando que não vai ter aula”. Os professores, pessoal da escola, levaram muito para o lado pessoal, como se eles não merecessem um feriado na quinta-feira antes da Páscoa e, na verdade, o foco era em não ter com quem deixar os filhos.
Confira alguns dos memes da Mamãe Musa: