• Carregando...
(Foto: Bigstock)
(Foto: Bigstock)| Foto:

Meditar significa ter consciência do próprio corpo e da sua presença, características que não precisam se restringir aos adultos. Crianças a partir dos quatro anos de idade também podem receber orientações de como praticar a meditação, seja em casa ou na escola. Dos benefícios, a prática dá às crianças mais uma ferramenta para trabalharem seus medos, tristezas, insegurança e mesmo a raiva no dia a dia.

Leia mais

Idosos que se afogam durante as refeições podem ter disfagia

Será que você está desgastando a articulação da sua boca?

Exercícios que ajudam a secar as gordurinhas sem sair de casa

Qualquer exercício de meditação trabalha principalmente com a respiração. O momento mais adequado para fazer a criança se concentrar no inspirar e expirar se dá nos minutos antes de dormir, de acordo com Celia Costa Rosa, ioga terapeuta e professora da prática no espaço Gaya Bem-Estar.

“Quando eles se organizam para dormir é o momento semelhante ao que fazemos em aula. O momento em que deitam, que contamos uma história que vai ajudá-los no exercício da respiração. Pedimos que eles percebam os narizes, o entrar e sair do ar. É um processo bem lúdico, porque quando o pedido é mais explícito, não tem resultados”, explica.

Um dos exercícios sugeridos pelo livro “Quietinho feito um sapo Exercícios de meditação para crianças (e seus pais)“, da Eline Snel, selo Bem-estar da editora Rocco (2016), é justamente fazer com que a criança se coloque na posição de um sapo.

“Para crianças, fazer o exercício da atenção do sapo é uma maneira acessível de entrar em sincronia com a própria respiração. Eu mesma desenvolvi este exercício e o faço com muita frequência com crianças de até 12 anos, tanto em casa quanto na escola (…) Para fazer, o importante é a capacidade de sentar com a atenção de um sapo em um lugar silencioso para você e seu filho, um lugar onde ninguém os interrompa. Você pode recitar o seguinte: ‘O sapo é uma criatura incrível. É capaz de enormes saltos, mas também de se sentar muito, muito quieto. Apesar de estar ciente de tudo que lhe acontece a sua volta, ele não reage prontamente. O sapo senta quietinho e respira, guardando sua energia em vez de se deixar levar por todas as ideias que passam pela sua cabeça. A sua barriguinha de sapo sobe um pouquinho e desce. Sobe e desce. Tudo o que o sapo pode fazer, você também pode”, conforme o texto.

Feito com frequência, os exercícios de respiração ajudam a criança a se concentrar em momentos importantes e a pensar antes de tomar qualquer decisão. “Eles voltam da aula e me contam: ‘professora, na hora da prova eu estava nervosa, mas eu fechei os olhos, respirei e deu tudo certo‘. Eu vejo que o que a gente trabalha na aula, com as cores, com a respiração, viram ferramentas que eles usam para lidar com diferentes situações. Meditar traz essa consciência de como eles funcionam“, explica Celia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]