Saúde e Bem-Estar

Redação

Meningite: saiba como identificar os sintomas da infecção nas crianças

Redação
10/07/2017 14:03
Thumbnail

Meningite é uma infecção, que pode ser viral ou bacteriana. (Foto: Bigstock)

Alterações bruscas de temperatura tornam a estação favorável a proliferações de infecções virais. Uma delas é a meningite, que pode ser causada tanto por vírus quanto bactérias, que são mais perigosas em relação aos virais, e mais raras. As meningites virais são mais comuns. Confira mais informações sobre a doença:
Como sei que é meningite?
Por ser uma doença silenciosa, um dos seus maiores perigos da meningite é o diagnóstico retardado. Os pais devem ficar atentos se a criança apresentar febre alta, dor de cabeça, se estiver mais sonolenta, deixar de se alimentar e se houver a ocorrência de vômito. Esses sinais podem indicar a meningite.
No entanto, o diagnóstico é facilmente confundido com outras viroses. No caso de crianças menores de dois anos, a orientação de especialistas é levá-la ao pronto socorro se ela não voltar a ficar animada.
Em crianças maiores de cinco anos, os pais devem ficar alertas à rigidez do pescoço. O conhecido teste de pedir para a criança encostar o queixo no peito é válido. Se ela tiver dificuldades ou demonstrar dor, busque um médico. Pontos vermelhos espalhados pelo corpo também são sinais da doença.
Previna-se cuidando da higiene
A higiene é muito importante para a prevenção da doença, visto que pode ser contraída por meio de um contato salivar. Lavar as mãos, não compartilhar talheres ou comidas e deixar os ambientes sempre abertos para ventilar – mesmo em dias mais frios – são medidas fáceis e efetivas de prevenir a doença, assim como a vacinação. Leia mais sobre as vacinas disponíveis contra meningite.
Como é o tratamento?
Antitérmicos, analgésicos e remédios de suporte, assim como medicamentos para reduzir náusea e vômito são usados no tratamento viral.
No caso da doença bacteriana o antibiótico é aplicado em regime de internamento hospitalar e o tratamento pode variar de acordo com a situação do paciente.
Risco
A doença mais preocupante é a bacteriana, com maior recorrência no inverno. Se não tratada rapidamente pode deixar sequelas ou levar o paciente à óbito.
Crianças com menos de dois anos ainda não têm o sistema imunológico totalmente desenvolvido e estão sendo vacinadas neste período, os idosos também são mais fragilizados.
LEIA TAMBÉM