Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Para emagrecer e manter a forma: veja as novidades nas academias de Curitiba

Amanda Milléo
27/11/2017 06:00
Thumbnail

Academias estão investindo em aulas curtas, para otimizar o tempo dos alunos. (Foto: Bigstock)

A regra de ouro para se manter ativo é sempre buscar por atividades e exercícios físicos novos e estimulantes, e as academias, assim como os alunos, sabem disso. Para a temporada de Verão de 2018, as academias de Curitiba estão investindo em novas modalidades, aulas cada vez mais curtas e atraentes, e aparelhos que, embora exijam um esforço maior do aluno, trazem resultados rápidos.
O Viver Bem entrou em contato com algumas das principais academias de Curitiba e descobriu as novidades que, ou entraram há pouco tempo na grade de programação, ou chegarão em breve às academias para o verão 2018. Confira!

Fit Dance para deixar o sedentarismo para trás na Companhia Athletica 

(Foto: Vanessa Giacon / Divulgação)
(Foto: Vanessa Giacon / Divulgação)
Para reativar o corpo do inverno e deixá-lo menos sedentário para o verão, uma das novidades da Companhia Athletica é a Fit Dance. A modalidade mescla coreografias de diferentes estilos de música – do sertanejo ao funk, passando pelo pop internacional e canções regionais – com um exercício aeróbico, que resulta em um alto gasto calórico.
A aula tem duração de uma hora e chega a queimar entre 400 a 600 calorias no período. Para o emagrecimento efetivo, porém, a prática deve ser mesclada a outros exercícios e atividades mais intensas. O importante da modalidade, conforme informações da própria academia, é que ela trabalha o lado emocional dos alunos, a diversão e o contato em grupo.
A Fit Dance acontece todas as quartas, às 9h30, e quintas-feiras, às 19h45.
Companhia Athletica
Local: ParkshoppingBarigüi – Piso G6.
Endereço: R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê.
Mais informações, aqui.

Amplie seus movimentos com a Stretch Roller na BodyTech

(Foto: João Prospiter / Divulgação)
(Foto: João Prospiter / Divulgação)
Uma das aulas mais recentes na unidade de Curitiba da academia BodyTech é a Strech Roller. O objetivo da prática não é a perda de peso, mas principalmente o alongamento, a amplitude de movimentos e, por fim, a flexibilidade.
Para tanto, os alunos usam o Foam Roller, um material em forma de cilindro, de espuma, que rola pelo chão com o impulso do praticante ao mesmo tempo em que massageia músculos específicos  – reduzindo torções e encurtamentos.
O exercício é estático e de baixa intensidade, e é indicado aos alunos que buscam maior amplitude de movimentos, que sofrem de encurtamento muscular ou má postura, com liberação médica. As aulas acontecem nas terças e quintas-feiras às 9h30, e quartas e sextas-feiras às 19h30.
Outra novidade da academia é a 20 Minute Workout. A atividade é voltada a quem tem uma rotina corrida e não consegue separar muito tempo para fazer exercício. As aulas duram apenas 20 minutos e usam, na maior parte das vezes, o peso do próprio corpo para o condicionamento físico e emagrecimento. A aula acontece todas as quartas e sextas-feiras, às 19h.
BodyTech
Local: Shopping Crystal
Endereço: R. Comendador Araújo, 731 – Batel
Mais informações, aqui.

Remo, escada e exercícios curtos e intensos na Cia da Forma

Dos mais novos equipamentos disponíveis na academia Cia da Forma, o aparelho que imita os movimentos de uma escada e o similar ao remo são os mais buscados. De acordo com Edson Marcelo Lopes, proprietário da academia, os alunos têm se interessado cada vez mais por atividades de curta duração e alta intensidade, o que favorece e facilita – comprovadamente – a perda de peso.
“Se o aluno rema 400 metros, em quatro minutos, a intensidade é bem maior se comparado ao gasto calórico de quem passa uma hora na esteira, em uma velocidade baixa”, explica.
(Foto: reprodução site da academia Cia da Forma)
(Foto: reprodução site da academia Cia da Forma)
Otimizar o tempo do aluno e gerar experiências de atividades mais intensas também motivou a academia a buscar por aulas curtas, porém exigentes. Boa parte das modalidades disponíveis no local têm duração de meia hora. Se a pessoa deseja passar uma hora na academia, ela pode se dividir entre duas aulas que mesclem exercícios aeróbicos com resistência.
A Ballet Ball é uma novidade nas aulas, que mescla os movimentos do ballet com a bola suíça (a mesma usada no Pilates). Em meia hora, o aluno trabalha força, sensibilidade e espaço corporal e chega a gastar até 200 quilocalorias.
Academias Cia da Forma
Cia da Forma Prime
Endereço: Rua Padre Germano Mayer, 1135 – Alto da XV
Cia da Forma Cachoeira
Endereço: Av. Anita Garibaldi, 8013 – Barreirinha
Mais informações, aqui.
LEIA TAMBÉM