• Carregando...
DJ Avicii foi encontrado morto nesta sexta (20/04), aos 28 anos (Foto: Wikimedia Commons)
DJ Avicii foi encontrado morto nesta sexta (20/04), aos 28 anos (Foto: Wikimedia Commons)| Foto:

O DJ sueco Tim Bergling, mais conhecido pelo nome artístico Avicii, foi encontrado morto nesta sexta-feira (20), segundo divulgado pela assessoria do músico. Embora a causa da morte não tenha sido divulgada ou confirmada, especula-se que a doença de pancreatite aguda, da qual o DJ estava lutando há anos, possa ter tido parte da culpa na ida precoce do músico, aos 28 anos de idade.

>> Gatilhos das dores de cabeça no futuro já são hábitos comuns

Em 2014, Avicii teve a vesícula biliar e o apêndice removidos, o que fez com que o DJ cancelasse vários shows e parasse com os tours nos anos seguintes. A luta contra a doença não impediu que ele continuasse trabalhando nas músicas nos estúdios.

O que é pancreatite aguda?

A pancreatite aguda é uma inflamação que atinge o pâncreas, causada pela passagem de pequenos cálculos biliares (formados na vesícula biliar), que acabam obstruindo o canal da bile – cujo trajeto passa por dentro do pâncreas.

Ao gerar essa obstrução, os cálculos (ou pedras) ativam as enzimas pancreáticas que começam a produzir a secreção pancreática dentro do próprio órgão, o que leva à destruição dos tecidos do pâncreas.

“É uma autodigestão do pâncreas e a principal causa, embora não seja a única, é o cálculo da vesícula biliar que migrou, entupiu o caminho e acaba ativando as enzimas pancreáticas”, explica Antonio Brenner, médico cirurgião do aparelho digestivo do Hospital de Clínicas de Curitiba e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR/HC).

Esse processo leva a uma inflamação progressiva do pâncreas e afeta todo o organismo, pois leva a uma cascata inflamatória geral. “Isso causa outros tipos de problemas e paciente pode evoluir até para uma situação mais grave, com infecção intra-abdominal. A digestão do tecido pancreático pode levar à necrose”, reforça o cirurgião do aparelho digestivo.

Há, porém, dois tipos de pancreatite: aguda e crônica. No caso da crônica, que não foi a diagnosticada em Avicii, há uma relação importante com o surgimento da doença e o alto consumo de bebida alcoólica.

No caso da aguda, a doença pode ser leve, mas também podem ocorrer quadros moderados a grave, inclusive levando à morte – embora seja um cenário muito raro.

Pancreatite provavelmente não é a causa de morte de Avicii

As infecções que a pancreatite aguda pode desencadear no organismo não necessariamente levam um paciente à morte – e pode não ter sido a causa da morte de Avicii ou de outras pessoas com a mesma condição.

Na maior parte dos casos, a obstrução dos cálculos biliares no canal que passa dentro do pâncreas é temporária e basta um jejum, forçando o pâncreas a não trabalhar, para que as enzimas não sejam mais ativadas e o processo se reverta.

Comparada a um caso de apendicite, o cirurgião do aparelho digestivo Antonio Brenner lembra que, ao diagnosticar o quadro e verificar que a causa é de fato o cálculo biliar, uma parte dos pacientes passa pela cirurgia de retiradas dos cálculos, e da vesícula – o que acaba com o problema. Isso se os cálculos não passarem sozinhos, sem ter a necessidade da cirurgia.

“A pancreatite aguda, como o nome diz, é aguda e acaba se resolvendo naquela situação, com um internamento e retirada da vesícula. A pessoa não fica anos tratando algo assim. É como uma apendicite. Claro que a pessoa pode ter um surto agudo de uma apendicite aguda e levar a situações mais graves, até porque o cálculo biliar é a causa mais comum da pancreatite aguda, mas não é a única”, explica Brenner.

Dores abdominais ajudam no diagnóstico

Parte do pâncreas está localizado próximo à região do baço, e em caso de pancreatite o paciente sente uma dor característica na região do umbigo, ao lado esquerdo do corpo. Mas é possível ainda que a pancreatite manifeste dores nas costas, já que o pâncreas também ocupa parte de um espaço na região.

As dores são de intensidade variada e, com base nesses sintomas clínicos do paciente, com o auxílio exames laboratoriais que fazem a dosagem da enzima pancreática (que no caso da pancreatite acabam mostrando altos índices na corrente sanguínea) e de exames de imagem, especialmente a tomografia, é possível chegar ao diagnóstico completo.

Os exames de imagem são solicitados porque, além de ajudar no diagnóstico, também conseguem dar uma ideia da gravidade da pancreatite, pois traz uma avaliação do tecido pancreático.

 

LEIA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]