Saúde e Bem-Estar

Da redação

Por que ficamos com hematomas depois de uma batida?

Da redação
25/04/2017 09:00
Thumbnail

A gravidade do hematoma varia conforme o local onde ele se forma. Foto: Bigstock

Quem não conhece aquela clássica batida da canela na beirada da cama (ou criado mudo, ou mesinha de centro, ou qualquer outro móvel pontudo) que se transforma em um roxo na perna? Há quem tenha tido só um, enquanto outras pessoas acumulam um desses por dia. Se você tinha dúvidas de como aquele hematoma se formava tão rapidamente na pele, o Viver Bem explica!

Por que ficamos com hematomas depois das batidas?

Os hematomas surgem quando o sangue, que geralmente circula pelas veias e artérias sem problemas, deixa o interior desses vasos sanguíneos e se acumula nas partes do corpo que sofreram uma batida.
“A gravidade do hematoma varia conforme o local onde ele se forma, se é perto ou não de órgãos, e conforme o seu tamanho, que pode ou não comprometer o bom funcionamento de outros órgãos. Os hematomas que observamos na pele após pancadas, ou após coletas de sangue, por exemplo, são formados pelo sangue que extravasa de pequenos vasos sanguíneos que se rompem em decorrência do trauma local, a pancada ou a picada da agulha”, explica Erich de Paula, médico hematologista e membro do Comitê de Trombose da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).
O sangue extravasado não volta a circular normalmente e só desaparece quando é completamente absorvido pelas células de defesa do corpo – o que pode levar alguns dias. É durante esse processo, que envolve uma série de reações químicas, que o local da pancada, de roxo, se torna meio amarelado e até esverdeado.

Quando ter medo de um hematoma?

Os hematomas que surgem na pele depois de pancadas não representam, geralmente, risco para a saúde – desde que sejam pequenos e restritos ao local do trauma. Se um hematoma surgir espontaneamente – sem nenhum trauma – e em vários locais do corpo, fique atento.
“Isso pode significar uma alteração da capacidade de coagulação do sangue, especialmente se ocorrer de forma abrupta em alguém que não tinha essa tendência. Outro sinal de alarme é quando os hematomas surgem junto com outros tipos de sangramento, como pela gengiva e nariz, em intensidade diferente do normal para aquela pessoa”, alerta o médico.
Existem, porém, pessoas que têm uma tendência a formar mais hematomas – sem que isso represente um problema maior. Quem faz uso constante de ácido acetilsalicílico, a conhecida Aspirina, por exemplo, tem mais chance de formar hematomas.
Leia mais