Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Praia em janeiro? Veja como garantir o bronzeado perfeito!

Amanda Milléo
22/12/2016 14:00
Thumbnail

Betacaroteno ajuda no bronzeado da pele para o verão (Foto: Bigstock)

Garantir o bronzeado na praia em janeiro precisa de uma mudança na alimentação ainda em dezembro. Incluir alimentos ricos em betacaroteno, ou tomar suplementos da pró-vitamina, 30 dias antes da temporada de sol ajuda o corpo a produzir a melanina, facilitando o bronzeamento da pele uniformemente.
Leia mais
Embora os médicos dermatologistas deem preferência à ingesta pela alimentação, quando a pessoa não tem o hábito de comer frutas, verduras e legumes, a suplementação pode ser feita através de cápsulas. “Tirando o fator agrotóxicos, que também precisa ser discutido, a cenoura ideal é a orgânica. Mas, quando não é possível, suplementa. O resultado final não é muito diferente”, explica Lígia Martin, médica dermatologista, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – seção Paraná e professora da Universidade Estadual de Londrina.

Na alimentação, o betacaroteno pode ser encontrado na manga, melancia, abóbora, laranja, beterraba, acerola, mamão, tomate e brócolis, além da tradicional cenoura.

Fotoproteção?
Ainda não está bem definido na literatura médica a ação do betacaroteno como fotoprotetor e, portanto, não deve substituir o uso de protetor solar – ainda mais no verão. “As pessoas costumam achar que vão tomar o betacaroteno ou aumentar a ingesta dele no verão e terão uma fotoproteção ou que pode prevenir o câncer de pele. Isso não está comprovado. O que é comprovado é que a substância é antioxidante“, afirma a médica.