• Carregando...
Médicos e pais devem estar atentos aos sinais de autismo já nos primeiros anos de vida. Foto: Bigstock
Médicos e pais devem estar atentos aos sinais de autismo já nos primeiros anos de vida. Foto: Bigstock| Foto:

O autismo se traduz em detalhes no comportamento dos bebês e que devem ser observados pelos médicos pediatras logo nas primeiras consultas. A forma como o bebê sorri, se ele busca o olhar dos pais por segurança, como ele tenta ganhar a atenção dos adultos durante uma conversa, se ele aponta para algum objeto ou acena, se ele responde ao próprio nome e a forma como ele chora são movimentos e sinais que o especialista observa desde o início da consulta.

Embora o médico fique de olho a esses comportamentos em todos os encontros com a família, a Academia norte-americana de Pediatria divulgou uma nova recomendação de idade para que a avaliação seja feita, pelo menos, em dois momentos importantes: aos 18 meses de idade (ou um ano e seis meses) e aos 2 anos de idade (ou 24 meses).

“Esse tipo de avaliação pode identificar crianças com dificuldades no desenvolvimento e no comportamento importantes logo cedo, quando eles podem ser beneficiados com uma maior intervenção. Para que a avaliação seja efetiva, deve ser aplicada a todas as crianças – e não apenas àquelas com sintomas“, reforça a declaração da entidade, no site da instituição.

Pais também participam

O diagnóstico, além dos sinais percebidos pelos médicos, é feito pelo histórico familiar, exames médicos e pelos depoimentos dos pais ou responsáveis pela criança. Só a avaliação feita pelo pediatra não é suficiente para um diagnóstico, alerta a entidade norte-americana. “Testes de avaliação são apenas isso – testes – e não identificam todas as crianças com autismo. A opinião dos pais são insubstituíveis e a importância é enorme”, explica o documento.

Veja alguns sinais precoces do autismo

Crianças autistas apresentam algumas diferenças quando tentam interagir com outras pessoas. Veja algumas diferenças de acordo com a idade:

Com um ano

Uma criança com um desenvolvimento típico vira a cabeça em direção à pessoa que está lhe chamando quando escuta seu nome. Uma criança autista pode não virar a cabeça para olhar, mesmo quando seu nome for repetido diversas vezes, mas vai responder a outros sons.

Com um ano e seis meses

Uma criança com atraso nas habilidades da fala vão apontar, fazer gestos, usar expressões faciais para compensar a falta da fala. Uma criança autista pode não tentar compensar o atraso da fala, ou pode limitar a fala apenas repetindo o que foi falado na tevê ou o que ela acabou de ouvir.

Com dois anos

Uma criança com um desenvolvimento típico faz um desenho e o traz para mostrar aos pais, e divide sua alegria com eles. Uma criança autista pode trazer uma garrafa de bolhas de sabão para que a mãe abra, mas ela não olha para a mãe e nem divide seu prazer em brincar junto.

Leia mais

Menino Arthur conseguiu R$ 1 milhão para tratamento contra AME

Como saber se estou ficando careca?

Vacinas contra meningite custam até R$ 700 em Curitiba

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]