• Carregando...
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock| Foto:

Diante de alguns sintomas como mal estar geral, tosse e dor no corpo, o paciente muitas vezes afirma que “pegou uma gripe”, expressão comum para fazer referência às condições respiratórias mais brandas, como o resfriado.

Contudo, há diferenças sensíveis na sintomatologia das doenças. Maria Inez Kuchiki, infectologista da Clínica Cardio e Saúde e do Hospital Nossa Senhora das Graças, diz que ao contrário da gripe, o resfriado tem início gradual e raramente apresenta febre alta e dor de cabeça.

Enquanto as dores musculares da gripe são comuns e frequentemente intensas, a do resfriado é leve. O cansaço e fraqueza também se apresentam de forma diferente.

Na gripe, podem durar até duas ou três semanas e, no resfriado, são muito leves. Nariz congestionado, coriza (nariz escorrendo) e dor de garganta são comuns no resfriado, mas surgem somente às vezes na gripe. Ou seja, é possível que uma pessoa, mesmo pegando resfriado com regularidade, passe pela vida sem experimentar uma infecção por Influenza.

 

LEIA TAMBÉM

>>> A tosse que não passa

>>> Antidepressivos e álcool: uma mistura complicada

>>> Mormaço também queima e desidrata. Veja os cuidados com o corpo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]