Saúde e Bem-Estar

Da redação

Quanto tempo é preciso esperar entre uma gravidez e outra?

Da redação
27/02/2017 20:00
Thumbnail

Casal anunciou a segunda gravidez pelo Instagram. Divulgação

A atriz Thais Fersoza e o cantor Michel Teló anunciaram a gravidez do segundo filho na semana passada. Pais de Melinda, hoje com 6 meses, o casal anunciou a novidade no Instagram. Muita gente deseja que os “irmãos cresçam juntos” e por isso idealiza uma gravidez seguida da outra. Às vezes, a segunda gravidez acontece por acidente. A dúvida é: será que é seguro ficar grávida com um intervalo de tempo tão pequeno? Há riscos para a mãe e o bebê?
Intervalos intergestacionais normalmente são recomendados pelos médicos para evitar complicações e reduzir o risco de mortes maternas e infantis. Quando o intervalo é pequeno, os riscos são maiores. Uma segunda gravidez com menos de 18 meses da primeira aumenta as chances de parto prematuro, por exemplo. O bebê também tem mais chance de nascer subnutrido ou com uma doença mais grave, como paralisia cerebral. Para a mãe, os riscos são maiores de desenvolver uma anemia por carência de ferro.
A ginecologista Ilza Maria Urbano Monteiro, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explica que quando as mulheres amamentam os bebês exclusivamente com leite materno, o corpo normalmente demora mais tempo para retomar a ovulação. Isso acontece para 80% das mulheres. As outras 20% têm chances de ovular mesmo amamentando.
O Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendam o intervalo entre uma gravidez e outra de no mínimo um ano, preferencialmente de dois. O intervalo serve para o corpo da mulher se recuperar completamente do aumento do volume de líquidos na corrente sanguínea, que exige mais do sistema cardiorrespiratório, e da frouxidão da musculatura da barriga, por exemplo.
Leia também:

Quer voltar ao peso de antes da gravidez? 14 minutos diários bastam

Ivete Sangalo quer mais um filho, mas adia a gestação por medo da zika 

Gravidez muda cérebro de mulher até dois anos depois do parto