Saúde e Bem-Estar

Carolina Kirchner Furquim, especial para a Gazeta do Povo

Quantos quilos posso ganhar na gravidez? Faça o cálculo!

Carolina Kirchner Furquim, especial para a Gazeta do Povo
23/01/2017 14:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

A gravidez traz mudanças inevitáveis ao corpo da mulher. A mais óbvia delas, o ganho de peso, acontece em função da retenção de líquidos, aumento do sangue circulante, aumento do útero, das mamas e das reservas de gordura, além do peso do bebê e dos anexos embrionários, como a placenta. Um ganho de peso considerado saudável em uma gestação a termo deve ficar, em média, entre 9 e 15 quilos, mas muitas variáveis influenciam esse valor, como o tamanho do bebê e o índice de massa corporal (IMC = peso em kg dividido por altura em metros X altura em metros) da mãe antes de engravidar.
Mulheres que engravidaram com IMC acima de 30, consideradas obesas, devem controlar ainda mais o ganho de peso ao longo da gestação. Isso porque se torna elevado o risco de desenvolvimento de doenças próprias desse período, como diabetes gestacional e doença hipertensiva específica da gravidez, uma das principais causas de óbito materno. Depois do parto, essas condições podem regredir ou tornarem-se crônicas.
O ganho de peso descontrolado pode, ainda, afetar o bebê em curto e longo prazo, ao influenciar o surgimento de problemas de saúde como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. A explicação, é que o ganho de peso pela mãe interfere nos mecanismos que comandam o metabolismo dos filhos quanto ao controle do apetite e gasto energético. Na mulher, o ganho excessivo pode agravar o sobrepeso já existente ou torná-la obesa após o nascimento da criança.
As indicações obstétricas para o ganho de peso mudaram muito nas últimas décadas, orientadas por estudos científicos. Hoje, a recomendação é que o aumento de peso gestacional acompanhe sempre o IMC da mulher medido antes da gravidez. Assim, mulheres com o IMC ideal estão “liberadas” para ganhar um peso até maior do que o máximo recomendado, enquanto àquelas com sobrepeso, exige-se mais controle.
Calculadora
Cada caso deve ser avaliado individualmente, mas de um modo geral, a tabela abaixo ajuda a orientar o ganho de peso ideal para cada circunstância:
IMC* abaixo de 18,5 – de 12,5kg a 18kg
IMC* de 18,5 a 24,9 (peso normal) – de 11,5kg a 16kg
IMC* de 25 a 29,9 – de 7kg a 11kg
IMC* acima de 30 – até 7kg
*antes da gravidez
Por outro lado
Se ganhar muito peso é preocupante, não engordar dentro da faixa recomendada também é. Mães com aumento de peso inferior ao desejado têm risco maior de gerar bebês com baixo peso (e outras condições correlacionadas) e também de partos prematuros.
Fontes: José Sebastião da Silva Neto, diretor clínico e obstetra do Hospital Maternidade Alto Maracanã e supervisor do setor de gestação de alto risco do Hospital Evangélico e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
LEIA TAMBÉM