• Carregando...
Presentear com plantas é outra ideia para amigo secreto temático. Você pode comprar pronto, plantar ou dar um kit para que seu amigo monte.
Presentear com plantas é outra ideia para amigo secreto temático. Você pode comprar pronto, plantar ou dar um kit para que seu amigo monte.| Foto:

Para quem achava que ter plantas dentro de casa só ajudaria a alegrar o ambiente, estudiosos da Nasa provam o contrário. Além de reduzirem o estresse e melhorarem o rendimento nas atividades diárias, as plantas também são capazes de deixar o ar da casa mais limpo, e nem é preciso uma minifloresta para isso.

Um vaso em cada quarto é o suficiente para uma boa limpeza. Não há limites para a quantidade de plantas em casa, a não ser que a pessoa tenha algum tipo de alergia. Quanto mais plantas, melhor será a umidade relativa do ar, que sempre estará acima de 20% a 30%, o que é excelente para o ser humano.

Como as plantas agem?

Quando respiramos, liberamos compostos gasosos que podem ser prejudiciais à saúde, como o formaldeído. Nas embalagens plásticas, nas tintas das paredes e até em toalhas de papel que usamos estão mais elementos tóxicos, como o benzeno, tricloroetileno e tolueno. As plantas são capazes de absorver esses compostos pelas folhas e depois “quebrá-los” nas raízes. Algumas substâncias são usadas como fonte de alimento, enquanto outras são destruídas durante o processo biológico. Ao ar, as plantas devolvem apenas oxigênio.

 

Fitoremediação

É o nome dado à função das plantas de removerem as toxinas do ar em qualquer ambiente, e isso vai além do processo natural de respiração vegetal, onde há a absorção de dióxido de carbono (CO2) e liberação de oxigênio.

 

Como escolher a planta certa?

A escolha da melhor planta, porém, precisa passar por alguns critérios, como a habilidade de limpeza do ar, hábitos de crescimento, exigências na manutenção e cuidados, além do gosto pessoal. Confira abaixo algumas sugestões da NASA, de acordo com o estudo divulgado pela Universidade do Hawaii em Manoa, “Usando plantas para a limpeza do ar dentro de casa”, em tradução livre, em 2007.

Crisântemos (Chrysanthemum morifolium) – Removem benzeno do ambiente de forma eficiente, mas evite o sol do meio dia para não amadurecer de forma prematura as flores.

Areca-bambu (Dypsis lutescens) – Cresce rápido e ainda libera uma grande quantidade de umidade ao ar.

Camedórea-elegante (Chamaedorea elegans) – Fácil de ser cuidada, a camédorea também contribui para uma boa quantidade de umidade no ambiente.

Samambaias (Nephrolepis exaltata) – Além de liberaram uma boa quantidade de umidade, é uma opção ideal para cestos suspensos. É importante que regue com frequência para evitar a queda das folhas.

Jiboia (Epipremnum aureum) – São mais eficientes em remover moléculas de formaldeído, e crescem de forma rápida. Pode ser cultivada em cestos suspensos ou mesmo em paredes, de forma “trepadeira”.

Lírio da paz (Spathiphyllum varieties) – É tolerante com baixa luz e pode florescer mesmod entro de casa. Além disso, libera grande quantidade de umidade ao ambiente.

Tamareira-anã (Phoenix roebelini) – Cresce devagar, mas se adapta muito bem a ambientes com pouca luz.

Gérbera (Gerbera jamesonii) – Libera grande umidade no ambiente, mas pode florescer prematuramente se exposto ao sol muito forte.

Barba-de-serpente (Liriope muscari) – Desenvolve-se bem mesmo com pouca luz ou pouca sombra e produz pequenas flores brancas e de cor lavanda.

Árvore-da-borracha (Ficus elastica) – É fácil de cuidar e cresce rápido. Além disso, tolera pouca luz.

 

Fontes: Paula Maria Elbl, pós-doutoranda em Botânica, na área de Ciências, pela Universidade de São Paulo (USP); Estudo “Usando plantas para a limpeza do ar dentro de casa”, em tradução livre, em 2007, da Universidade do Hawaii em Manoa e Nelson Augusto Rosário Filho, um dos diretores da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) e Adriana Schmidt, alergista e imunologista, médica do serviço de alergia do Hospital Universário Cajuru, da PUCPR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]