Saúde e Bem-Estar

Adriano Justino

A cor certa das lentes para cada esporte

Adriano Justino
28/08/2014 03:04
Verdes, azuis, marrons, cinzas e amarelas. Para melhorar a performance em alguns esportes, utilizar as lentes nas cores certas é fundamental, segundo Adamo Lui Netto, oftalmologista da comissão de ensino do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, membro da Academia Paulista de Medicina e consultor do segmento ocular da Zeiss. “Antes de decidir por uma atente-se antes para que a lente restrinja a transmissão de raios ultravioleta e infravermelho, que têm ação deletéria sobre córnea, conjuntiva e pálpebra”, diz ele, apontando um teste simples para se certificar do grau de proteção da lente. “É possível confirmar se a lente tem proteção total quando você olha no espelho com os óculos e não consegue ver seus olhos”, ensina. Confira as indicações do oftalmologista, com a colaboração de informações de profissionais da Oakley:
Marrom
Transmite bem o laranja e o amarelo e melhora a visão em situações escurecidas, como no fim de tarde, ajudando quem dirige nessas horas. Indicado a quem faz atividades ao ar livre e ao sair de um local claro para um mais escuro. A cor bronze beneficia ainda pescadores de águas rasas e rios, permitindo ver melhor o contraste de algas e troncos de árvores.
Cinza
Absorve bem os raios ultra e infravermelho, provocando menor distorção na apreciação dos objetos. A transmissão das cores é mais próxima a recebida pelo olho. Indicada a quem possui deficiências visuais relacionadas a cores, para praticantes de tênis e basquete ao ar livre.
Verde
Indicada para atividades ao ar livre, absorve de 95% a 97% dos raios ultravioletas. Considerada uma lente fria, proporciona sensação de bem-estar, com tonalidades que variam do verde-claro ao verde-escuro. Utilizada em esportes de praia, é ideal para horários de sol de pico.
Vermelha
Ciclistas de asfalto podem usar esta lente, que reduz o brilho ofuscante refletido na superfície. Funciona em diversas condições adicionando um contraste sutil que facilita o estudo da pista.
Azuis
Pescadores em água salgada podem optar por elas, que refletem a luz azul e permitem melhor visualização dos peixes e de pedras no fundo do mar para a pilotagem dos barcos.
Laranja
Indicada a praticantes de mountain bike, por acentuar as cores e os detalhes das trilhas.
Cor-de-rosa
Praticantes de golfe estudam melhor o terreno usando essas lentes, pois elas aumentam o contraste entre os tons de verde, oferecendo melhor percepção de profundidade na grama.
Amarela
Absorve a iluminação e reduz a dispersão da luz. Seu uso ajuda quem dirige à noite e melhora a prática de esportes noturnos. Por causa da transmissibilidade, reduz a dispersão do azul. Reduz o efeito da luz dos carros que vêm da outra direção.