Saúde e Bem-Estar

Érika Busani, erikab@gazetadopovo.com.br

A febre da Dieta Detox

Érika Busani, erikab@gazetadopovo.com.br
30/10/2011 02:04
Você quer emagrecer, faz dieta e não consegue. Ou não precisa perder peso, mas se sente cansado, indisposto, sem energia. Cuidado: seu organismo pode estar intoxicado. E uma das alternativas para tratar o problema virou febre entre celebridades como a atriz Jennifer Aniston e a cantora Beyonce. É a dieta desintoxicante – ou simplesmente detox – que tem como objetivo eliminar as toxinas do organismo, garantindo o aumento da vitalidade, reforçando as defesas do organismo e, de quebra, emagrecendo.
A alimentação desbalanceada e pobre em micronutrientes (vitaminas e minerais), o hábito de fumar e ingerir bebidas alcoólicas favorecem a entrada de toxinas no organismo. “Essas substâncias agem como disruptores, que perturbam o funcionamento do metabolismo”, explica o médico e nutricionista Daniel de Sá Freire, especialista em nutrição humana e saúde e diretor clínico do Spa da Lapinha. “É preciso favorecer o equilíbrio entre a ingestão e a inalação dessas toxinas com a sua neutralização e eliminação. Até certo ponto, o organismo faz isso, mas sua capacidade é limitada”, completa.
O órgão que mais sofre com o acúmulo de impurezas é o fígado. “É ele quem faz 60% do processo de desintoxicação do corpo. Se começa a acumular demais, ele não dá conta”, alerta a coordenadora do curso de Nutrição Clínica Funcional da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Magda Rosa Ramos da Cruz. O próximo prejudicado é o intestino. Daí para diante, todo o corpo sofre. “Se a flora intestinal não está boa, as toxinas são liberadas no sangue ao invés de serem eliminadas pela urina e pelas fezes”, diz Magda. Assim, fígado, rins e intestinos passam a trabalhar de forma menos efetiva, aumentado a produção de radicais livres e abrindo a porta para doenças como obesidade, problemas cardíacos, diabetes, hipertensão, colesterol alto e até câncer.
E é aí que entra a dieta detox – rica em frutas, verduras, cereais integrais e líquidos. Ela retira do cardápio os alimentos ricos em calorias, que possam causar sobrecarga ou algum tipo de alergia. Em compensação, repõe o que está faltando. Médicos e nutricionistas indicam adotar alimentos funcionais, que trarão benefícios a mais ao organismo. E aumenta ao máximo a hidratação, para ajudar no processo de eliminação.
A dieta de desintoxicação favorece tanto quem busca apenas bem-estar quanto quem precisa emagrecer. “Os obesos costumam ser desnutridos. Comem muita massa, pães, açúcar e não ingerem vitaminas e minerais. Essa desnutrição atrapalha o emagrecimento”, afirma Daniel de Sá Freire.
Mas só pode ser feita por alguns dias, principalmente as mais radicais – que costumam ser apenas líquidas, com sucos de frutas e sopas. Esta deve ser feita por, no máximo, três dias. As mais generosas, que incluem alimentos sólidos, podem ser feitas sempre. Mas como é difícil de manter, devido aos compromissos sociais, a sugestão é que quem pretende apenas desintoxicar adote-as por uma semana, repetindo a cada três meses. Quem deseja emagrecer pode fazer por um mês, repetindo a cada seis. Nos intervalos, o interessante é manter uma alimentação mais saudável possível.
Na prática
A gerente comercial Lúcia Garcez Duarte fez a dieta detox quando foi ao Spa da Lapinha para driblar o estresse. “Não era meu objetivo, mas perdi peso fácil, sem passar fome”, conta. Foram 3,5 quilos em sete dias. Lúcia teve outros benefícios físicos e de bem- estar da dieta. “Me senti melhor, até a pele muda, fica com um brilho diferente.” De lá, ela trouxe lições para o dia a dia. “Sempre fui ansiosa, comia rápido. Aprendi a comer mais devagar. E me acostumei a levar frutas para o trabalho.”
Veja a sugestão de dieta do médico e nutricionista Daniel de Sá Freire, diretor clínico do Spa da Lapinha.
Confia uma dieta de três dias, orientada pela nutricionista Carolina Nizer, do Spa da Lapinha