Saúde e Bem-Estar

Érika Busani, erikab@gazetadopovo.com.br

A higiene do sono

Érika Busani, erikab@gazetadopovo.com.br
10/07/2011 03:10
Uma boa noite de sono é a garantia de um dia mais tranquilo e produtivo. Muita coisa, no entanto, pode atrapalhar o necessário descanso. ?Estudos internacionais estimam que 40% da população dorme mal, com percentual de sono profundo muito baixo?, explica o médico Attilio Melluso, especialista em Medicina do Sono e diretor de Centro de Distúrbios do Sono de Curitiba.
?A insônia não é uma doença, é um sintoma que pode aparecer no curso de várias situações. Sua causa deve ser investigada?, alerta a neurologista especialista em Medicina do Sono Márcia Assis.
Ou seja, por trás da dificuldade de dormir podem existir doenças psíquicas, médicas, consumo de medicamentos e comportamentos. É neste último item que a pessoa pode, sozinha, interferir com melhores resultados. A chamada higiene do sono compreende uma série de hábitos que ajudam a manter um padrão vigília-sono adequado (veja abaixo). Além disso, algumas técnicas podem reduzir a ansiedade e o estresse, ajudando a dormir como um bebê. Se o problema persistir, porém, deve-se procurar um médico da área para descobrir e tratar a causa.
Autoajuda
Estresse, ansiedade, euforia, medo, preocupação, expectativa atrapalham o sono. Quando ele não vem, algumas técnicas podem ajudar*. Confira algumas dicas de especialistas:
A terapeuta Teresa Polina, do Centro de Equilíbrio da Energia, afirma que o desequilíbrio energético do corpo pode gerar ansiedade. Para combatê-la:
? Aperte com os dedos todo o peito, começando da clavícula (a ?saboneteira?) e descendo em linha reta até o fim das costelas. Vá apertando e soltando.
? Quem tem muito calor no corpo fica ?aceso? e não consegue dormir. Para equilibrar, coloque uma toalha seca sobre o peito e uma bolsa de água quente para ?puxar? o calor. Quando ele vier à superfície, passe um pano molhado com água fria para refrescar. Seque.
? Se você está com mãos e pés frios, faça escalda-pés e escalda-mãos. Coloque a água quente em uma bacia e uma chaleira ao lado pra ir esquentando mais a água, até sentir bem-estar.
A professora de ioga Vera Lucia Chmielewski, da Navrattna Yoga e Terapias, ensina uma respiração para acalmar:
? Antes de ir para o quarto, repasse o seu dia e prepare a sua agenda para o dia seguinte.
? Vá para o seu quar­­to e, se gostar, coloque uma música tranquila. Você também pode usar um difusor com aroma de lavanda.
? Deite-se com os pés e mãos um pouco afastados ou sente-se em uma poltrona confortavelmente.
? Aquiete a mente levando a atenção à sua respiração.
? Leve uma mão ao abdômen e outra ao peito. Use apenas o nariz nesta técnica. Aprofunde mais a respiração, sentindo, quando inspirar, o abdômen expandir, as costelas afastarem-se e o peito elevar-se. Ao expirar, sinta o movimento contrário.
? Faça isso por cinco ou dez minutos. Após dominar a técnica, você pode executar sem levar as mãos ao corpo e concentrar-se nos batimentos de seu coração.
Uma dica do médico Attilio Melluso:
? Tome um copo de leite morno. Ajuda a dormir, porque contém ácido fólico que é indutor do sono.
* Técnicas de relaxamento como ioga e meditação também ajudam a ter uma noite tranquila. Exercícios físicos também, desde que feitos pela manhã.