Saúde e Bem-Estar

Adriano Justino

Academia do coração

Adriano Justino
20/03/2014 03:24
O Hospital Costantini inaugurou uma academia voltada para portadores de fatores de risco das doenças cardíacas e medicina esportiva com capacidade para mais de 200 atendimentos ao dia. Instalada em um espaço de 700 metros quadrados dentro do hospital, é acompanhada por uma equipe multidisciplinar formada por cardiologistas, fisioterapeutas, fisiologistas, educadores físicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e um corpo clínico de emergência 24 horas. “Neste espaço, portadores de fatores de risco das doenças cardíacas e pessoas em fila do transplante pulmonar/cardíaco e em período pós-operatório podem se exercitar sem medo e dentro do limite”, diz Rafael Michel de Macedo, coordenador da equipe.
500 transplantes
No início do ano, o Hospital Angelina Caron completou a marca histórica de 500 transplantes, em todas as modalidades. Hoje o hospital recebe pacientes de todo o país e é referência internacional em uma modalidade única de transplante hepático: a que utiliza dois doadores para um único receptor. Como projeto futuro, o hospital prepara-se para implantar o programa de transplante de medula óssea. Tudo isto pelo Sistema Único de Saúde.
Laser
O Hospital de Olhos do Paraná passou a empregar uma modalidade de cirurgia pela qual o bisturi é substituído pelo laser, em todas as etapas do procedimento. O procedimento aumenta a segurança do paciente durante a cirurgia e na recuperação. No dia seguinte o paciente já pode realizar as principais atividades do dia a dia, livre do uso dos óculos.
Beleza paciente
No último dia 8, o Erasto Gaertner desenvolveu uma ação para o Dia Internacional da Mulher em parceria com o Lady&Lord e o Help Portrait CWB, oferecendo um dia de beleza para seis pacientes que passam por tratamento na instituição. Elas fizeram manicure, maquiagem e penteado. Quem estava careca, por causa da quimioterapia, recebeu dicas de uso de lenços.
Autobiografia musical
A técnica Songbook é uma atividade de Musicoterapia realizada no Hospital Dia da Uniica. Segundo a musicoterapeuta Magali Dias (foto), os pacientes escrevem sua história de vida por meio das músicas e sonoridades mais marcantes em cada fase, desde a infância até o momento atual. Nesse livro particular cada página tem a canção principal e a imagem desenhada, pintada, pelo próprio paciente. Os objetivos são mobilizar percepção, imaginação, reflexão e dimensão afetiva.
Sucesso viral
o Stronger, lançado em 2012, (www.youtube.com/watch?v=FkIM-o4-EhI).
Comida de hospital
O Hospital e Maternidade Santa Brígida acaba de inaugurar um novo restaurante, que oferece alimentação equilibrada em um ambiente mais agradável, explica o diretor presidente Agostinho Checchia Noronha. “A comida de hospital pode ser saborosa, e o hospital pode ser um local onde se come bem”, diz. A reforma é resultado da parceria com a empresa especializada em nutrição GRSA. A nutricionista do hospital, Taise Kruk, diz que os pratos que fazem mais sucesso lá são o frango a pizzaiolo, barreado e espaguete à carbonara. São servidas 140 refeições no almoço e 100 no café da manhã.
Música para Nossos Ouvidos
Este é o nome do projeto realizado no Hospital das Nações que leva aos pacientes internados músicas tocadas ao som do violino do músico Paulo Chagas toda primeira quinta-feira do mês. Segundo a médica intensivista do hospital, Nazah Youssef, “a música relaxa o paciente e humaniza o ambiente hospitalar”. A ideia do projeto é fazer com que a permanência do paciente seja mais rápida e agradável apesar de sua enfermidade.
Amigo bicho
Os pacientes do Hospital Universitário Cajuru recebem, no próximo dia 29, mais uma visita do projeto Amigo Bicho. Ela acontece quinzenalmente, quando os cães visitam todos os andares, geralmente em dois grupos, incluindo a ala de pediatria. Em alguns casos, a entrada de cães de pequeno porte no colo são autorizadas na UTI e Pronto-socorro. Além dos pacientes e familiares, os funcionários do hospital também adoram o projeto. Desde 2005, a iniciativa auxilia na redução do estresse e da ansiedade.