Saúde e Bem-Estar

Da redação

Saída natureba: Bela Gil recomenda cúrcuma para escovar os dentes

Da redação
21/07/2015 11:46
Thumbnail
Foto postada pela apresentadora em sua fanpage. (Imagens: Reprodução)
A nutricionista e apresentadora do programa Bela Cozinha, do GNT, costumar dar dicas de alimentação saudável e estilo de vida natural nas redes sociais. As recomendações muitas vezes causam polêmica, como o caso da merenda de sua filha.
Desta vez, não foi diferente. Bela Gil indicou, em sua página no Facebook, o uso da cúrcuma para higiene bucal.
“Cúrcuma para escovar os dentes! Melhor do que qualquer pasta de dente por aí (na minha opinião)!!! Antisséptica, antibiótica, anti-inflamatória, 100% natural e sem efeito colateral (a não ser as manchas amarelas na escova e na toalha de rosto). Não contém flúor, sulfato, adoçantes, aromas artificiais, goma xantana e outros porcaritos mais! Quem quiser experimentar vale a pena, o seu bolso e sua saúde agradecem! Ah, antes que alguém pergunte, não deixa os dentes amarelos e sim super limpos e branquinhos. Se quiser pode adicionar uma pitada de canela também”, postou ela, na manhã de segunda-feira (20).
A publicação rendeu mais de 20 mil curtidas, nove mil compartilhamentos e cinco mil comentários. Muitos internautas, dizendo-se dentistas, afirmaram que Bela não deveria dar conselhos de saúde bucal por não ter formação na área.
A dentista Nathalia Moraes, que atua nas áreas estética e ortodôntica, explica que “jamais se deve trocar a escovação tradicional pela escovação com cúrcuma. A pasta de dente foi desenvolvida para finalidade de proteger os dentes e possuiu componentes importantes como o flúor, que ajuda na prevenção da cárie. A cúrcuma é uma planta medicinal da família do gengibre que costuma ser muito usada para tratamentos de saúde por ser anti-inflamatória, porém, não existem hoje muitos estudos na área odontológica sobre esse tema”. De acordo com ela, “a melhor forma de cuidar da saúde bucal é a tradicional: com escovação, fio dental e pasta de dente de uso correto e contínuo”.
No Facebook, Adriela Mariath, que segundo as informações de seu perfil é professora adjunta de Odontopediatria na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), argumentou que o flúor da pasta de dentes é cientificamente provado como o maior responsável pelo controle da cárie no mundo:
Diante da revolta da classe odontológica, Bela fez mais uma postagem, declarando que não pretendia ofender dentistas.
Nesta terça-feira (21), a nutricionista publicou, em seu blog, um texto em que explica sua opção pela cúrcuma no lugar da pasta de dente.
“Conheço bem os benefícios da cúrcuma há muitos anos quando comecei a estudar nutrição ayurvédica e faço uso dela na minha alimentação com frequência. Assim como também consumo a cúrcuma muitas vezes para sarar um machucado, um corte, uma inflamação aguda, etc. Porém fui pesquisar sobre os benefícios da cúrcuma na saúde dentária há pouco tempo e me surpreendi com os bons resultados. Não deixo de usar pasta de dente sempre que posso somente por causa do flúor, mas principalmente por causa dos vários outros químicos que não gostariam de estar em contato ou ingerindo!”, afirma ela.
Na postagem, Bela disponibilizou links de artigos, a maioria em inglês, que falam de benefícios da cúrcuma e malefícios do flúor.
Anti-inflamatório
De acordo com o professor do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Vitoldo Antonio Kozlowski Junior, pós-doutor em Periodontia pela Universidade de Harvard, a cúrcuma tem propriedades principalmente anti-inflamatórias, mas também antimicrobianas e antioxidantes, comprovadas em estudos clínicos e benéficas para a cavidade oral.
No entanto, o uso da cúrcuma em pó, in natura, não é recomendado para a escovação. “A escovação com o pó da cúrcuma traria somente os benefícios da planta, mas sem os benefícios dos outros componentes dos dentifrícios, como o flúor”, explica o docente.
O ideal, segundo ele, seria procurar um dentifrício com cúrcuma em sua formulação, ou encomendar o produto em farmácias de manipulação. “E apenas se o paciente estiver com alguma inflamação instalada, por exemplo, gengivas inflamadas. Se não, não justifica usar um dentifrício com ação anti-inflamatória.”
Faz mal?
A recomendação de Bela Gil, afirma o docente, poderia ter consequências negativas.
A abrasividade da fricção com o pó poderia desgastar os dentes. A cúrcuma deixaria os dentes amarelados, e pigmentaria também restaurações de resina composta. A falta do flúor seria também um malefício, dependendo da necessidade do paciente, diz o professor.
“Quem come mais doce tem maior necessidade de ter flúor presente na cavidade oral. Nos dentes temos cálcio e fosfato. Quando comemos açúcar, o pH da boca cai, fica mais ácido, e o cálcio e o fosfato saem do dente para a saliva. O flúor auxilia o cálcio e o fosfato a se reincorporarem aos dentes, processo chamado de remineralização.”
Segundo o docente, quanto menos cálcio e fosfato nos dentes, intensificam-se o aparecimento de cáries e a erosão dental (quando raiz do dente fica exposta).