Saúde e Bem-Estar

Redação

Dia Mundial do Diabetes: conheça medidas de prevenção

Redação
14/11/2017 16:57
Thumbnail

Exame para descobrir a doença é feito com uma gota de sangue. Foto: Arquivo Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

O número de pessoas com diabetes vem crescendo em todo o mundo: segundo a /Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), cerca de 422 milhões de adultos no mundo vivem com diabetes — número que quadruplicou em 30 anos. Nos anos 1980, esse montante era de 108 milhões.
No Dia Mundial do Diabetes, lembrado nesta terça-feira (14), a OMS faz um alerta especial para as mulheres — 205 milhões vivem com diabetes em todo o mundo. Por isso, o tema da campanha deste ano tem como foco promover o acesso das mulheres a medicamentos e tecnologias  para mulheres diabéticas com risco da doença, conscientizar na prevenção do diabetes tipo 2 (que é evitável) e incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
O problema, se não for bem controlado, pode acarretar em outras doenças como a  retinopatia diabética, cuja consequência mais grave é a cegueira. Os sinais mais indicativos da doença, de acordo com  o médico oftalmologista e professor da PUCPR, João Guilherme Moraes, são observados na visão. “É importante ficar atento quando houver manchas pretas na visão, diminuição do campo de visão ou mesmo visão embaçada, essa redução na acuidade visual”, reforça.
2018 terá novo medicamento
O SUS passará a ofertar, a partir de 2018, um novo medicamento para crianças com diabetes tipo 1 — a insulina análoga. Ao todo, 100 mil crianças que possuem maior dificuldade de controle da doença devem passar a receber o medicamento, que permite maior controle glicêmico e reduz o risco de complicações pela diabetes, além de ser de mais fácil aplicar por ter a embalagem no formato de caneta. Embora as crianças sejam consideradas público prioritário, o produto também poderá ser ofertado para adultos com esse tipo de diabetes, desde que com indicação médica.
Detecção e prevenção 
Um exame simples de sangue, feito com uma gota de sangue e três minutos de espera revela se o paciente tem diabetes — dependendo do caso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), exames mais aprofundados são pedidos pelo médico. Por isso, é essencial manter uma rotina de check-up (o tratamento inclui medicação e controle da glicemia).
A melhor forma de prevenção, segundo a SBD, é adotar um estilo de vida saudável, que ainda é a melhor forma de evitar o diabetes tipo 2.  Ter uma alimentação balanceada, equilibrando o consumo de doces e gorduras, manter o peso saudável e praticar exercícios físicos com frequência são as medidas mais importantes. A OMS também alerta para o tabagismo: o hábito de fumar aumenta o risco de ter diabetes tipo 2.
Dia Mundial
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 foi criado em 1991 pela IDF em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.
A data tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.
LEIA TAMBÉM