Saúde e Bem-Estar

Redação

Dieta sem glúten e sem lactose causa morte de bebê e pais vão a julgamento

Redação
24/05/2017 14:39
Thumbnail

Foto: Bigstock

Pesando pouco mais de 4 quilos, um bebê de 7 meses morreu de desidratação e desnutrição após os pais o alimentarem apenas com alimentos sem glúten e sem lactose, incluindo leite de quinoa. O caso aconteceu na Bélgica em 2014. Na semana passada,  começou o julgamento dos pais, apontados como responsáveis pela morte. As informações são do jornal britânico Metro.
O casal era dono de uma loja de produtos naturais na cidade de Hasselt, na região belga de Flandres. A autópsia mostrou que o estômago da criança, que se chamava Lucas, estava totalmente vazio e apesar de estar respirando com dificuldade dias antes de morrer, os pais não o levaram para receber atendimento de emergência.
O bebê chegou a ser levado ao Hospital Virga Jesse Ziekenhuis após os pais visitarem um homeopata, que determinou a internação imediata da criança. Os médicos que atenderam Lucas afirmaram no julgamento que ele chegou morto ao hospital.
Para os promotores do caso, os pais foram culpados pela morte do bebê já que ofertavam alimentos errados por conta própria, sem indicação médica. Mesmo quando Lucas começou a perder peso e amigos da família afirmavam que ele parecia doente, os pais nunca o levaram para uma consulta médica para checar como estava sua saúde.
“Erroneamente os pais determinaram que Lucas tinha intolerância à lactose e ao glúten. Nenhum médico possuía o prontuário do bebê e os serviços de proteção à criança desconheciam o caso”, afirmaram os promotores durante o julgamento. Ele querem provar que os pais não levavam o filho às consultas regulares que devem ser realizadas periodicamente.
“Lucas tinha um transtorno alimentar. Tinha cólica quando era alimentado com leite, por isso seus pais experimentaram alternativas”, disse a advogada do casal, Karine Van Meirvenne. Eles chegaram a oferecer leite de aveia, arroz, semolina até chegar ao de quinoa.
Segundo a pediatra Elisabeth De Greef, do Hospital Universitário de Bruxelas, a alimentação de um bebê com base em leites alternativos, como o de quinoa, é totalmente errada. “Esses tipos de leite não contêm as proteínas, minerais e vitaminas necessárias. Eles não são próprios para bebês”, disse.
O julgamento deve prosseguir nos próximos dias. A decisão final deve ser publicada do dia 14 de junho.
LEIA MAIS