Saúde e Bem-Estar

Rodolfo Stancki

Entre em forma em 2014

Rodolfo Stancki
02/02/2014 02:04
É sempre a mesma coisa: chega novembro e as pessoas correm para a academia, no anseio de alcançar o físico ideal para o verão. Mas depois de uma temporada de praia, elas abandonam os exercícios e só os retomam com a chegada do fim do ano, quando um novo ciclo de treinamento se inicia.
A Organização Mundial da Saúde recomenda no mínimo 150 minutos semanais de práticas esportivas para evitar o sedentarismo. Para fins estéticos, no entanto, profissionais de Educação Física indicam uma hora diária de atividades – de aeróbica e musculação.
Esses exercícios, no entanto, não têm eficácia se forem feitos por veranistas de academia. “O maior problema de quem deseja ficar em forma é a paciência. Todo mundo quer o resultado para ontem. E esses projetos de treino para o verão dificilmente atingem o objetivo das pessoas”, afirma Marco Antônio Paes Filho, o Marquinhos da Academia Bodytech.
O defensor público Bruno Stoppa, 24 anos, voltou para a academia há três semanas. Longe dos aparelhos desde a metade do ano passado, quando se mudou de São Paulo para Curitiba, ele andava preocupado com o sedentarismo. Da última vez em que ficou sem malhar por seis meses, em 2012, engordou 10 quilos. “O mais difícil é criar a rotina. Depois, a cada dia temos mais força para continuar”, diz ele, que não pretende parar de malhar até o fim do ano.
Desafios
De acordo com uma pesquisa recente do Sesc São Paulo, 58% dos brasileiros não praticam exercícios físicos. Os motivos incluem falta de tempo, dinheiro e vontade. Quem abandona a academia após o verão costuma apresentar as mesmas razões. “A verdade é que quem entende que a atividade corporal é importante, arruma tempo. Quem não tem interesse, arranja uma desculpa”, diz Marquinhos.
Para contornar as dificuldades e malhar o ano inteiro, o professor Luiz Carlos Py, coordenador do Departamento de Esportes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), dá algumas dicas. A primeira delas é escolher uma atividade em que se sinta prazer. “Não adianta perder tempo com exercícios aeróbicos que não o agradam. Se gosta mais de pedalar, opte pela bicicleta em vez da corrida.” Outro passo importante é encontrar um local de fácil acesso para treinar. A distância facilmente se mostra como uma boa desculpa para deixar de ir à academia. Além disso, ter companhia para o exercício ajuda a manter a frequência, pois há outra pessoa incentivando a continuar.
No condicionamento físico da estudante de Direito Tatiane Nóbrega, 32 anos, a personal trainer Alessandra Esmanhoto, 33 anos, exerce um papel fundamental. “É ela quem me estimula a continuar, pegando no meu pé”, revela a aluna, entre risos.
Com acompanhamento intensivo, Tatiane conseguiu perder 14 quilos entre agosto de 2013 e janeiro deste ano. A meta de emagrecer fez com que passasse até três horas na academia, intensificando os treinos a cada dia. E tudo foi feito com o acompanhamento de um professor e de um médico, que supervisionou a dieta e os hormônios da estudante. “Sem uma reeducação alimentar, um resultado desse tipo é muito difícil”, garante personal trainer.
Profissional
O esforço de frequentar uma academia diariamente pode ser ineficaz para chegar a um corpo ideal se não houver acompanhamento nutricional. E não adianta apelar para dietas prontas de internet, pois a necessidade de mudar os hábitos alimentares pode ser diferente para cada pessoa.
“Quando se consegue incorporar hábitos mais saudáveis os resultados aparecem rápido. Por isso, para ter um novo corpo até o fim do ano é muito importante manter uma alimentação saudável e individualizada”, reforça a nutricionista Chris Vitola.
A ajuda profissional também é fundamental para potencializar os resultados dos exercícios. Afinal, sem um educador físico indicando a atividade aeróbica correta ou acompanhando o uso dos aparelhos de musculação, o aluno pode não alcançar o objetivo esperado e até provocar lesões. E estar machucado para o verão pode ser bem pior do que não ter um corpo sarado.

Dicas