Saúde e Bem-Estar

Flávia Alves

Escolha um lugar para correr no fim de semana

Flávia Alves
09/04/2015 19:27
Thumbnail
475 metros – Praça Oswaldo Cruz
A volta é curta, com apenas 475 metros, boa para quem inicia ou quer treinar tiros. A localização é central e o local conta com uma boa estrutura de banheiros, vestiários e bebedouros. Ideal para treinos noturnos, por ser bem iluminada e segura.
Rua Brigadeiro Franco, s/n, Centro.
 800 metros a 1 km – Parque Bacacheri
A pista tem marcação a cada 100 metros e é quase toda plana, com exceção de uma leve subida. A volta menor tem quase 800 m e a maior pouco mais de 1 km. Não há banheiros e bebedouros públicos, mas a iluminação é boa. A pista é compartilhada entre praticantes de caminhada e de corrida. Nos fins de semana costuma ficar cheio, principalmente durante o horário de verão.
Rua Paulo Nadolny, s/n, Bacacheri.
1 km – Passeio Público
A pista é plana e tem 1 km. A estrutura é boa, com banheiros e bebedouros, e a localização central e o acesso por meio das ciclovias facilitam o acesso ao parque. A proximidade com o trânsito intenso pode atrapalhar quem deseja ter um momento de relaxamento. Nos domingos, o movimento atrapalha os treinos.
Avenida João Gualberto, s/n, Centro.
1,4 km – Parque São Lourenço
A volta conta com subidas e descidas nos seus aproximados 1,4 km. Há banheiros e bebedouros, bicicletário e aparelhos para aquecimento e alongamento. A ligação com a ciclovia é ideal para quem deseja ampliar o treino. Por ser pouco frequentado, melhor evitar correr sozinho durante a noite ou muito cedo.
Rua Mateus Leme, 4700, São Lourenço.
1,8 km – Jardim Botânico
Com subidas e descidas, a volta tem cerca de 1,8 km e é ideal para treinar para provas de rua.Tem banheiros e bebedouros públicos e aparelhos para aquecimento e alongamento. Por ser um local turístico e movimentado, não tem grandes problemas de segurança. Nos fins de semana o movimento de turistas pode atrapalhar.
Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 690, Jardim Botânico.
3,3 km a 5 km – Parque Barigui
A pista exclusiva de corrida, que conta com marcação de quilometragem, tem duas distâncias. A volta menor tem 3,3 km e a maior, 5 km. O trajeto é praticamente plano e a estrutura boa. Por ser muito frequentado mesmo durante a semana e atrair várias assessorias de corrida, é mais seguro que os demais parques.
Av. Cândido Hartmann, s/n, Bigorrilho.
5 km – Parque Tingui
A volta tem aproximadamente 5 km e é palco da Corrida da Lua Cheia, uma das mais tradicionais da capital. Boa parte do percurso passa por dentro da mata, por isso é uma boa opção para os dias mais quentes. Por ser grande e pouco frequentado, pode ser perigoso correr sozinho, principalmente durante a semana.
Av. Fredolin Wolf, s/n, São João.
8 km – São Lourenço/Bosque do Papa/São Lourenço
Saindo do Parque São Lourenço, correndo pela ciclovia até o Bosque do Papa e retornando ao parque São Lourenço fecha-se um percurso de quase 8 km (7,8km), com a opção de aumentar para pouco mais de 9 km acrescentando uma volta em torno do parque. O trajeto é praticamente plano e arborizado na sua maior parte, correndo ao lado do Rio Belém.
10 km – Parque Barigui/Praça do Japão/Parque Barigui
Saindo do Parque Barigui, seguindo pela Rua Mario Tourinho, virando na Avenida Sete de Setembro e seguindo até a Praça do Japão são cerca de 5 km. Retornando ao ponto de partida, fecham-se cerca de 10 km. O trajeto é percorrido praticamente todo pela ciclovia, o que o torna relativamente seguro. O percurso inverso é ideal para quem mora no Batel.
11 km – Passeio Público/São Lourenço/Passeio Público
Para quem mora no centro, uma boa pedida é sair do Passeio Público, seguir pela ciclovia até o Parque São Lourenço, dar uma volta na pista do parque e retornar ao Passeio Público. O trajeto conta com aproximadamente 11 km, tem pouca variação de altimetria e tem um bom trecho arborizado (ao lado do Rio Belém).
14 km – Passeio Público/Parque Tanguá/Passeio Público
Para um treino um pouco mais extenso, a dica é sair do Passeio Público, seguir pela ciclovia no sentido do Parque São Lourenço, passar pelo parque e seguir para o Parque Tingui, e depois continuar até o Parque Tanguá, num trajeto de aproximadamente 7 km. Retornando são cerca de 14 km, com boas subidas e descidas, ou seja, um percurso para corredores experientes e bem preparados.
16km – São Lourenço/Jardim Botânico/São Lourenço
Outra opção de percurso utilizando a ciclovia é sair do Parque São Lourenço, seguir em direção ao Parque Bacacheri, depois ir até o Jardim Botânico e retornar. O trajeto conta com quase 16 km e tem uma altimetria variada. Monte um grupo para este percurso, já que alguns trechos podem ser perigosos, principalmente os que passam próximo ao trilho de trem entre os bairros Bacacheri e Alto da Rua XV.
Fontes
Alejandro Ormeño, técnico responsável da Sulgiro.
Leadro Hadlich, técnico responsável pela HP Sports.
Site da Prefeitura Municipal de Curitiba.