Saúde e Bem-Estar

Da redação

Exercícios físicos mais indicados para quem é diabético

Da redação
14/11/2015 08:00
Thumbnail

Andar de bicicleta pode ser um ótimo exercício para quem é diabético (Foto: Bigstock)

Nem todo mundo é fã de academia, e isso inclui os diabéticos. Embora qualquer exercício físico ajude a manter os níveis de glicose no sangue estáveis, prevenindo crises, algumas modalidades podem ser mais eficazes.
O ciclismo é um exemplo. Tanto quem tem diabetes tipo 1, quanto o tipo 2, pode praticar, desde que monitorando a glicemia e a insulina adequadamente. Dança, caminhadas, corridas e mesmo triathlon também são indicados, de acordo com a endocrinologista Marina Santorso, gerente médica de diabetes da farmacêutica Novo Nordisk. “Para uma pessoa com diabete, os exercícios regulares ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, além de reduzir o risco de complicações macro vasculares, danos nos vasos sanguíneos, e contribuir para o bem-estar”, explica Marina.
Outros benefícios dos exercícios físico são a melhora na circulação sanguínea, sono e humor, perda de peso – que ajuda na prevenção do diabete tipo 2, aumento da disposição e diminuição da ansiedade, pois fazer exercícios libera a serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
Dicas
  1. Esteja preparado. A quantidade de glicose no sangue pode aumentar ou diminuir durante o exercício físico. Então, a alimentação ou a insulina (para aqueles que necessitam) são fundamentais.
  • Converse com seu médico. Exercícios de alto impacto devem ser validados pelo médico. Ao tomar a decisão de praticar um esporte, o especialista poderá orientar a melhor forma de controlar o nível de glicose no sangue, bem como recomendar a frequência da atividade.
  • Confira sua glicose. A intensidade, duração e tempo dos exercícios podem alterar o nível de glicose. É importante que se faça a medicação antes, durante e depois da atividade.
  • Faça valer a pena. Existem diversas maneiras de ser ativo, seja por meio de esportes, caminhada, dança ou até mesmo em pequenas atitudes, como substituir o elevador pelas escadas. Encontre algo que dê prazer e que seja viável na rotina.
  • Comece devagar. Exercite-se em um nível que seja confortável. Comece devagar e seja consistente. Isso vai ajudá-lo a evitar dores e lesões.
  • Alimente-se bem. Coma  verduras e vegetais, e diminua o consumo de gordura saturada e de açúcar, optando pelos integrais em vez dos carboidratos refinados.
  • Mantenha a hidratação. Beba muita água antes, durante e depois do exercício para ajudar na hidratação do corpo.
  • Enquete

    Qual a melhor definição para o tempo de Curitiba?

    Newsletter

    Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!