Saúde e Bem-Estar

Bruna Bill, brunag@gazetadopovo.com.br

Happy hour saudável

Bruna Bill, brunag@gazetadopovo.com.br
03/07/2011 03:06
Fim de expediente. Hora de reunir os colegas e ir para um barzinho ou restaurante para descontrair um pouco. Um momento de diversão que na maioria das vezes vem acompanhado de calorias extras. Os petiscos e lanches de botecos são tentações difíceis de resistir na hora em que queremos relaxar. Mas para quem se esforça a semana inteira na dieta e na academia, vale a pena segurar a gula e fazer escolhas mais saudáveis na hora de comer em bares e restaurantes.
O primeiro cuidado a ser to­­mado durante o happy hour é não pular refeições e chegar faminto ao bar. “É preciso cuidado para que os petiscos não virem o jantar”, orienta a nutricionista Adriana Chastalo. Comer em excesso pode colocar em cheque todo o esforço da semana. Se a pessoa come uma salada de frutas ou faz uma refeição leve antes de ir ao bar, ficará com menos vontade de se acabar nas guloseimas.
A principal vilã dos quitutes de bares é a gordura. A maioria dos pratos é frita, o que acrescenta ainda mais calorias aos alimentos. Batata frita, aipim, bacon, calabresa e frango à passarinho são os pratos proibidos para quem não quer brigar com a balança. Segundo a nutricionista Marilize Tamanini, é preciso fazer as escolhas certas. “Hoje os bares já trazem mais opções no cardápio. Sanduí­­ches, caldinhos e até saladas entraram no happy hour”, conta.
Equilíbrio
Manter o equilíbrio entre os tipos de alimentos também é uma boa dica na hora dos petiscos. Lanches com legumes e verduras aumentam a quantidade de fibras da refeição, que fica mais saudável. Porém, a atenção deve ser redobrada com relação às bebidas. Uma lata de cerveja tem em mé­­dia a mesma quantidade de calorias que um pão francês. “Se você não vai abrir mão da cervejinha, pode diminuir os carboidratos ingeridos”, indica Adriana.
Agora, quem exagerou no happy hour, não tem motivos para largar mão da dieta na segunda-feira, muito pelo contrário, é preciso investir num cardápio desintoxicante para voltar ao pique da semana. Boas pedidas são os sucos com verduras como a couve combinada com abacaxi e hortelã.
Interatividade
Happy Hour combina com pratos mais saudáveis?
Escreva para viverbem@gazetadopovo.com.br