Saúde e Bem-Estar

Redação

O sol apareceu? Veja como não chegar à praia “transparente”

Redação
27/12/2016 10:00
Thumbnail

Para tirar o branco da pele depois e um longo e tenebroso inverno, há opções, mas proteção nunca é demais. Foto: Bigstock

Quando o sol aparece é irresistível aquela vontade de pegar uma corzinha. Para quem não quer chegar à praia ofuscando as pessoas com a brancura da pele, há vários tipos de bronzeamentos artificiais. Polêmicos e até prejudiciais, uma informação é unanimidade: não adianta ter pressa para se bronzear. Proteção e alguns cuidados são fundamentais, mesmo para quem opta por métodos artificiais. Para quem não quer se livrar do branco depois de um longo e tenebroso inverno, há alternativas. Embora nem todas sejam recomendadas por especialistas.
Tenha em mente que a exposição exagerada aos raios solares, mesmo em dia com sol entre nuvens, pode levar a uma insolação, então não dá para ir com muita sede ao pote. “O tempo de exposição é um fator importante, além do tipo de pele. Uma pessoa com a pele mais escura tolera mais tempo sob o sol do que uma pele mais clara”, explica Ricardo Benvenutti, médico clínico geral e nefrologista do hospital VITA e do Hospital do Idoso, em Curitiba.
E quem opta pelo bronzeamento natural antes de ir à praia, precisa de cuidados redobrados. A médica dermatologista Lauren Morais,  da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, recomenda expor-se ao sol somente até as 10 horas e após as 16 horas. “Mesmo nesses horários, a radiação ultravioleta, que é prejudicial à pele, pode atingir níveis altíssimos. Por isso, o uso de filtro solar é indispensável”, reforça.
Aos imediatistas, a médica dermatologista Bettina Sanson avisa que adquirir um bronzeado bonito e dourado requer tempo. “A exposição ao sol deve ser de no máximo uma hora diária. O ideal é iniciar com 40 minutos no primeiro dia e ir aumentando gradativamente”, explica. Assim, o bronzeamento ocorrerá de forma lenta e saudável.
Para a dermatologista, as loções bronzeadoras não são seguras, alerta Bettina. “Esse produto acelera a ação do sol na pele e potencializa o dano do raio ultravioleta, sem oferecer proteção”, explica a especialista. Alguns bronzeamentos artificiais, feito em câmeras, também é prejudicial, além de ser proibido no Brasil.
Veja algumas opções de bronzeamento que existem no mercado, mas lembre-se sempre que o tempo é o melhor amigo do bronzeamento:  devagar ao sol e em doses moderadas.
Jet Bronze – a aplicação é feita por uma esteticista que utiliza uma pistola própria (aerógrafo) de ar comprimido que borrifa o produto na pele. A aplicação dura em média 15 minutos, mais 20 minutos para secar. Após oito horas é possível observar o resultado por completo. A cor dura até dez dias.
Sol Pleno – o método é aplicado com a ajuda de um borrifador. O efeito dura de três a sete dias e existem dois tipos de loções. Para peles morenas, quando se quer um bronzeado mais intenso, e para peles mais claras, se a intenção é ter um bronzeado mais discreto. A sessão dura 10 minutos, além de mais 15 minutos para secagem completa. O resultado é notado  após quatro horas.
Magic Tan – diferente dos outros dois, esse tipo de bronzeamento não é considerado a jato, por ser feito dentro de uma cabine computadorizada. Dois jatos de spray jogam o produto pelo corpo todo. Já o tempo de secagem é quase instantâneo. Ainda assim, a recomendação é não tomar banho por pelo menos seis horas. A aplicação dura uma semana.
Bronzeamento Natural – Os maiores danos causados a saúde em consequência de exposição ao sol são os longos períodos que as pessoas permanecem em horários inadequados. Além de provocar queimaduras, causar envelhecimento precoce, pode levar ao câncer de pele. Em contrapartida, a exposiçao ao sol produz vitamina D, extremamente importante para o nosso corpo, aumenta a produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao humor e ajuda no tratamento de psoríase e vitiligo. Respeitar o horário aconselhado por dermatologistas e usar protetor solar é fundamental para ter um bronzeado e saúde.
Pílulas de Bronzeamento – A maioria tem como princípio ativo o betacaroteno e licopeno, estas substâncias estimulam a produção de melanina. As principais vantagens é que diminui o tempo de exposição ao sol e o bronzeado fica mais homogeneo. No entanto, mesmo tendo uma proteção natural é necessário o uso solar e tomar os mesmos cuidados do bronzeamento natural.
Autobronzeadores – Funciona da mesma forma que o bronzeamento a jato, porém a pessoa aplica diariamente em forma de creme em todo o corpo. Dependendo do produto pode durar até quatro dias. Antes de utilizá-los. no entanto, é importante certificar-se que não é alérgico ao produto e cuidar na hora da aplicação para que ela fique uniforme, evitando manchas.
Leia também