Saúde e Bem-Estar

Katia Michelle

Os vilões da alergia estão dentro de casa e emergem com o frio

Katia Michelle
02/04/2017 09:00
Thumbnail

Limpeza adequada e mudança de hábitos ajudam a aliviar os sintomas das alergias comuns quando a temperatura cai. Foto: Bigstock

Não é mito. Com a mudança de temperatura, uma série de doenças – crônicas ou não – ficam mais evidentes. Algumas, porém, podem ser evitadas com medidas simples. Limpeza na casa, cuidados com roupas de inverno e algumas mudanças de hábitos podem manter a saúde em dia e conter a incidências de crises alérgicas, por exemplo, além de outras enfermidades.
A médica alergista Adriana Vidal Schmidt explica que alguns fatores, associados às mudanças climáticas, favorecem a proliferação de agentes alérgenos como fungos e ácaros, que são altamente sensibilizantes. Isso acontece com o aumento da umidade e permanência em ambientes fechados, situações típicas dessa época do ano.
As rinites, por exemplo, são as alergias mais frequentes. “As rinites são as mais comuns nessa época, pelo maior contato com fungos e ácaros. As crises alérgicas de asma, tosse, chiado (sibilos) e falta de ar e as dermatites por aumento da temperatura da água no banho, uso de roupas abafadas, de tecidos sintéticos, e pouco hábito de uso de cremes hidratantes aumenta muito nos dias mais frios” diz a alergista.
Ela ressalta que, apesar do frio, os ambientes devem ser mantidos arejados e ventilados. A limpeza deve ser feita preferencialmente com pano úmido e as cobertas, edredons e casacos devem ser lavados com água quente antes do uso e mantidos em armários arejados.  De acordo com a alergista, roupas guardadas por longos períodos (durante o verão, por exemplo) favorecem a proliferarão de fungos, ácaros e poeira.
“Quem sofre de doenças crônicas, que é o caso da asma, da rinite e da dermatite atópica, por exemplo, deve se conscientizar de que há tratamento, e este muitas vezes deve ser continuo e preventivo”, diz a médica. Assim, estas crises tão desconfortáveis podem ser prevenidas. “A medicina evolui a passos largos nessa área e nós alergistas dispomos das ferramentas necessárias para o correto diagnóstico e um tratamento mais específico e a longo prazo, quando indicado”, ressalta a médica.
Vinagre: aliado da limpeza e inimigo das alergias
Para evitar as alergias típicas dessa época do ano, o ideal é manter a casa limpa. A personal organizer Fabiana Vidal, da Fada Madrinha Personal Organizer, ensina que o vinagre é um produto simples e que auxilia – e muito – na limpeza da casa, evitando o acúmulo de ácaros e sujeiras.  O vinagre utilizado deve ser o branco, de álcool, ideal para tirar o cheiro e o mofo de locais como guarda-roupa e também para lavar as roupas que estão guardadas. “O vinagre tem substâncias que desinfetam e ao contrário do que muita gente pensa não deixa cheiro forte. Pelo contrário, ajuda a tirar o odor de mofo daquilo que fica guardado por muito tempo”, explica a personal.
Uma dica é colocar o vinagre em um borrifador para fazer a assepsia do guarda-roupa, por exemplo, tirar todas as roupas para arejar, limpar com o vinagre e guardar as roupas por ordem de uso. “As roupas de inverno devem ser colocadas à frente e as de verão, que já não terão tanto acesso. Também é hora de fazer um desapego. As roupas que estão sem uso há mais de um ano devem ser doadas”, ensina.
Cobertas e edredons, que guardam muitos ácaros, devem ser colocadas no sol. Caso isso não seja possível, o ideal é investir em lavanderias, pois, segundo Fabiana, existe o risco desses produtos não secarem completamente, sendo acumuladores de agentes que causam alergia.
Para mandar embora a umidade, Fabiana também ensina a fazer sachês de cravo e canela ou de pimenta do reino e espalhar pelo guarda-roupa. Uma dica simples e barata que ajuda a manter o ambiente longe de mofo.