Saúde e Bem-Estar

Marja Nunes

Perder peso em equipe é “trunfo” de programa de emagrecimento. Viver Bem testou

Marja Nunes
11/09/2017 07:30
Thumbnail

Desafios em equipe estimulam e fazem perder peso mais rápido. "Um ajuda o outro", dizem participantes. Foto: Divulgação

Nunca fui daquelas crianças gordinhas que sempre lutaram contra a balança – muito pelo contrário, sempre tive um peso saudável e boa saúde. Até ir morar fora e ganhar 30 quilos em apenas 2 anos. Sim, você leu certo: 30 quilos em 2 anos!! O corpo e a saúde de antes da viagem nunca mais voltaram. Aliás, minha compulsão por comida que começou quando deixei o país, veio de volta na bagagem.
Confesso que nunca fui (e acho que nunca serei) fitness, dessas que trocam uma fatia de pizza por um prato de batata doce com frango ou uma simples saladinha. Como uma boa (nova?) gordinha há 12 anos, sempre tenho o que culpar: a correria diária, o cansaço, os eventos, a falta de tempo e o próprio trabalho. Mas já estou com 37 anos, e completo 38 no mês que vem. O metabolismo já não ajuda como antes e o corpo padece. E aquela vontade de emagrecer tornou-se uma necessidade. Rever os hábitos de vida, tanto alimentares quanto relacionados à prática de exercícios fez-se necessário.
Academia de Curitiba aposta em programa para perder peso em equipe. Juntas, as 8 equipes da segunda edição do "Agora Vai" perderam 318 quilos em 30 dias. Foto: Divulgação
Academia de Curitiba aposta em programa para perder peso em equipe. Juntas, as 8 equipes da segunda edição do "Agora Vai" perderam 318 quilos em 30 dias. Foto: Divulgação
Foi quando o programa Agora Vai 2ª edição, da Companhia Athletica Curitiba, apareceu. O Viver Bem recebeu um convite para participar do programa e lá fui eu participar de uma equipe com 15 pessoas desconhecidas, durante 30 dias, em uma competição para ver quem perde mais peso. A competição não era 15 pessoas da mesma equipe, mas entre equipes. Ou seja: era a nossa contra outras 8 equipes:  117 alunos. O total perdido? 318 quilos em 1 mês.
Como funciona: todos se pesam no início, recebem um treino individual e recebem alguns desafios que são passados diariamente pelo professor de cada equipe. Ao final de 30 dias, todos se pesam novamente e a equipe que mais perde peso é a vencedora.
Exercícios 5 dias por semana aliados ao cuidado com a alimentação me fizeram perder 6 kg durante o programa. Mas isso é só o começo. Ainda tenho um longo caminho pela frente. Minha equipe ficou em 3º lugar.
Eram desafios e fotos diárias
A cada dia éramos desafiados com um ou mais exercícios além do treino prescrito individualmente. Os desafios da minha equipe, liderados pela coach Eliane Wolf, iam desde esteira com inclinação, passando por séries de abdominais, aulas de spining, agachamentos, mais esteira, tiros no elíptico, ponte ventral, flexões de braço… Era um desafio por dia. Cumpri todos, e às vezes fazia dois ou três desafios em um único dia além do treino. E compartilhávamos fotos no grupo como forma de incentivo. Eu saía rosa todos os dias (como podem ver na foto) e a troca com os demais participantes da equipe foi muito saudável e incentivadora.
Perdi 6 kg ao longo de 30 dias do programa Agora Vai durante o mês de agosto. Foto: arquivo pessoal.
Perdi 6 kg ao longo de 30 dias do programa Agora Vai durante o mês de agosto. Foto: arquivo pessoal.
Os alunos Gilberto Mannes e Ertile Ângelo Pasin foram os que mais perderam peso durante o desafio. Mannes perdeu 15,3 quilos e entrou no programa para incentivar a sua filha. Com uma lesão no tornozelo ainda em recuperação, Gilberto não esperava ser o o ganhador e reconhece que o treino em equipe foi o ponto forte do programa. “Nosso grupo criou fortes laços de compromisso, incentivo, colaboração e compartilhamento de experiências. Realmente fomos um time”, ressalta. Sobre o resultado, Gilberto acredita que não seria tão significativo se a competição fosse individual. “Ganhar é bom, mas ganhar em grupo é muito, muito melhor”, diz o analista de produção que agora se prepara para correr a maratona de 10km de Curitiba.
Gilberto Mannes foi o ganhador do Desafiar o Agora Vai 2ª edição da Cia Atlética e se prepara para correr a Maratona de Curitiba. Foto: arquivo pessoal.
Gilberto Mannes foi o ganhador do Desafiar o Agora Vai 2ª edição da Cia Atlética e se prepara para correr a Maratona de Curitiba. Foto: arquivo pessoal.
Ertile (de barba, ao centro) participou do programa pela segunda vez seguindo o espírito competitivo que sempre teve. Ex-obeso, chegou a pesar 136 kg. “Fiz por competição, mas também porque quando eu quero uma coisa, trabalho bastante minha força de vontade”, conta o empresário e chefe de obras que há 2 meses também faz um acompanhamento com a personal coach Elen Kobashuk, que o ajuda a manter o foco e canalizar suas emoções sempre para o positivo.
Erile Ângelo Pasinato (ao centro, de barba) eliminou 12,6 kg durante o programa. Já é a segunda edição que ele participa.
Erile Ângelo Pasinato (ao centro, de barba) eliminou 12,6 kg durante o programa. Já é a segunda edição que ele participa.
Nesta edição, Ertile perdeu 12,6 kg em 30 dias. Aluno da equipe vencedora, Ertile  afirma que a metodologia em grupo ajuda bastante, pois um incentiva o outro e isso, segundo ele, faz a equipe manter o foco. “Eu sempre mandava incentivos musicais tipo Rock Balboa”, conta entusiasmado.
Danielle Lorenzon foi a mulher que mais perdeu peso no Agora Vai, oferecido pela Cia Atlética Curitiba durante o mês de agosto.
Danielle Lorenzon foi a mulher que mais perdeu peso no Agora Vai, oferecido pela Cia Atlética Curitiba durante o mês de agosto.
A engenheira Danielle Lorenzon foi a mulher que mais perdeu peso no programa: foram eliminados 7,5 kg durante os 30 dias seguindo à risca os exercícios e treinos do professor líder da equipe. Para ela, o grupo e os posts diários ajudaram muito, mas reconhece que o trabalho é individual e garante continuar cuidando com a alimentação e fazendo os exercícios prescritos.
Prevenção e cuidados durante o treino
Como hipertensa, entrei num grupo da academia chamado Prevenção. Nesse grupo entram pessoas com alguma doença como hipertensão ou diabetes, por exemplo, alguma restrição de movimento e grávidas. Todos que precisam de uma maior atenção são alocados nesse grupo. Meu dever era medir a pressão todos os dias antes e depois de cada treino para ver como estava evoluindo e manter o controle. Anotava tudo em uma tabela.  Isso foi o que mais impressionou: a preocupação da academia em acompanhar os alunos que realmente precisam ser observados com mais cuidado. Até meu cardiologista elogiou esse programa por poder analisar, depois de um mês inteiro, minhas oscilações de pressão. E quer saber? Minha dosagem do remédio até diminuiu!
O Agora Vai deu aquele gás que eu precisava, sabe? Aquele incentivo de ver que o resultado final depende muito de mim, mas que o incentivo de outras pessoas, mesmo desconhecidas, ajuda muito!
Não tenho filhos ainda, mas sei que do jeito que estou, não posso arriscar. Seria colocar em risco a minha vida e a do bebê. Uma grávida hipertensa e com sobrepeso seria muito sofrimento. Por esse motivo, vou continuar controlando minha alimentação, fazendo exercícios diários e desafiando a mim mesma ao longo dos próximos 4 meses para perder mais 25 quilos.
SERVIÇO:
A competição é exclusiva da rede de academia Companhia Athletica e tem um custo de R$ 80 para alunos e um preço especial para não alunos. Mais informações podem ser encontradas no site da academia.
Academia Companhia Athletica: ParkShoppingBarigüi: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, piso G6, Mossunguê. Telefone: (41) 3241-5000.