Saúde e Bem-Estar

Da redação

Uso de smartphones pode aumentar fadiga visual

Da redação
15/04/2016 10:30
Thumbnail
Síndrome da visão no computador é o nome completo da conhecida fadiga visual, que prejudica a visão de quem usa com frequência os meios digitais. O aumento no uso de smartphones e celulares para o acesso à internet, conforme indica a pesquisa do IBGE divulgada recentemente, aumenta ainda mais essa fadiga porque quanto menor a tela, maior é o esforço que os olhos devem fazer.
Colocar o aparelho mais próximo dos olhos para as leituras também é outro ponto negativo dos smartphones e celulares para a visão, de acordo com informações de Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier, e autor de três estudos sobre a influência da vida digital na saúde ocular. Com a proximidade dos olhos aos aparelhos, os olhos trabalham mais para enxergar tão perto e ficam mais cansados, além disso as telas eletrônicas dificultam manter o foco porque as imagens e textos são formados por pixels, que têm o centro mais brilhante que as bordas.
Leia também:
Os principais sintomas da Síndrome são dor de cabeça, visão embaçada e ressecamento dos olhos, e a melhor forma de evita-la é tomando algumas precauções:
– Independentemente da mídia, evite o uso do aparelho em locais muito iluminados. Além de contrair as pupilas, a luz diminui o contraste dos celulares.
– Matenha o celular a uma distância mínima de 30 cm e o monitor a 60 cm.
– O celular deve ficar 45 cm abaixo do olho e o monitor entre 10 a 20 cm.
– Olhe para um ponto distante de 5 a 10 minutos a cada hora de navegação.
– Aumente o tamanho das letras, regule a tela com o máximo contraste e pouca luminosidade.
– Mantenha a tela do monitor ou do celular sempre limpas.
– Evite o ofuscamento não posicionando o monitor ou celular de frente para janelas.
– Lembre-se de piscar voluntariamente.
– Use um óculos apropriado para o computador, caso tenha passado dos 40 anos e tenha presbiopia.