Saúde e Bem-Estar

Redação

Médicos divulgam novas orientações para lidar com o bullying

Redação
09/11/2017 17:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

A Sociedade Brasileira de Pediatria lançou nesta quarta-feira (08) um guia prático para lidar com situações de bullying voltado tanto aos médicos quanto aos pais. Das novas orientações, a entidade alerta os pais para perceberem sinais de traumas frequentes, como ferimentos e hematomas; roupas rasgadas ao chegar em casa e de pânico na hora de ir para a escola — que são os indícios mais comuns.
As recomendações foram embasadas em diferentes estudos e pesquisas, e ressaltam outros sinais importantes para identificar as vítimas do bullying, voltado principalmente à família da criança. Entram na lista a constatação do sono agitado da criança, alterações repentinas de humor, quando a criança oferece muitas desculpas para não ir à escola ou pelo comportamento agressivo em casa, pela tendência de isolamento ou busca de novos amigos fora do ambiente escolar.
Além do incentivo ao diálogo constante e aberto entre pais e filhos, sejam crianças ou adolescentes, a Sociedade também traz outras sugestões aos familiares, de forma a prevenir casos de bullying.
Confira os principais:
– Evite deixar os jovens em locais fora da escola, nos quais possa ser alvo de agressões, como pontos de ônibus e parques;
– Incentive seu filho a andar em grupos e a buscar novas amizades na escola. Isso ajuda a intimidar os agressores;
– Conversar com as crianças para que comuniquem sempre que alguém, sejam eles mesmos ou colegas, se sentirem alvos de bullying ou quando presenciarem uma situação assim.
Pediatras também têm papel na prevenção
Aos médicos pediatras, a entidade médica reforça a importância em buscar algum interlocutor na escola para tratar de forma direta o problema.
“Não há escola sem bullying e não há estratégias capazes de extinguir esse tipo de comportamento entre os estudantes. No entanto, conhecer o problema e saber orientar adolescentes e famílias sobre seus riscos e consequências torna-se mais um ato de promoção da saúde que não pode ser ignorado pelos pediatras”, orienta o documento divulgado pela Sociedade.
O que é bullying?
Bullying se caracteriza por “todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro, causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima”, de acordo com o documento.
LEIA TAMBÉM