Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Suor em excesso: os perigos de superaquecer o corpo em busca do emagrecimento rápido

Amanda Milléo
10/04/2018 07:00
Thumbnail

O processo de desidratação prejudica os músculos, a função renal e pode ser perigoso para a saúde do indivíduo, dizem especialistas. Foto: Bigstock

O uso das sweat suits ou sauna suits, que fazem com que o corpo se aqueça e produza suor em excesso, não potencializa o emagrecimento. Pelo contrário. Além de gerar desidratação do organismo, a prática faz com que diminuam as reservas de carboidratos e aumentem as perdas de músculos, mas a gordura corporal se mantém. A pessoa, portanto, não emagrece aquecendo o corpo, embora possa perder peso a partir do suor.
A prática, comum entre praticantes de MMA, é desaconselhada pelos especialistas, principalmente porque, sem o devido cuidado e orientação, pode levar o indivíduo a problemas de saúde graves. Durante um processo de perda de peso súbita, o lutador de MMA mineiro Alexandre Pereira da Silva sofreu um quadro de superaquecimento do corpo, enquanto desidratava na banheira de água quente e entrou em coma. Silva está nesse estado há dois meses.
“Quando você está aquecido, e fazendo exercício físico, perde a capacidade de a pele respirar, o que acelera o metabolismo. Mas é mínimo. O processo de desidratação prejudica os músculos, a função renal e pode ser perigoso para a saúde do indivíduo”, explica Gustavo Lenci Marques, professor de Fisiologia e Clínica Médica da PUCPR, professor de Clínica Médica e Cardiologia da UFPR e médico cardiologista do hospital Marcelino Champagnat.
O que leva a pessoa a achar que suar emagrece é a mudança no peso da balança. André Hauer, personal trainer e mestre em Exercício e Saúde, lembra que 70% do organismo humano é composto de água e, com a prática de exercícios sob aquecimento extra, uma parte desse líquido é transformado em suor. “É comum vermos na academia a pessoa que faz uma aula de corrida ou musculação e percebe, depois, que perdeu 1kg. Na verdade ela só transpirou um litro de água. Depois, com a alimentação e hidratação, esse peso é recuperado”, explica.
Para emagrecer, existe apenas uma fórmula: exercícios físicos regulares associado a escolhas alimentares mais adequadas ao organismo. “Quanto mais uma pessoa, sem experiência de treino, se submeter a uma transpiração excessiva, pode até morrer”, reforça o personal trainer.
Famosos, como a socialite Khloe Kardashian, são adeptos do uso de sweat suits visando o emagrecimento (Foto: Reprodução Instagram)
Famosos, como a socialite Khloe Kardashian, são adeptos do uso de sweat suits visando o emagrecimento (Foto: Reprodução Instagram)

Sinais de desidratação excessiva

Sob aquecimento extra, o organismo emite sinais de que precisa ser hidratado e que a prática de aquecer deve cessar.
“A boca fica seca, o coração acelera para tentar compensar a desidratação, pode ocasionar problemas urinários, fadiga muscular. Tudo isso acontece e depende da intensidade da desidratação. Se a pessoa fizer uma única fez, mas de forma intensa, pode levar a um quadro complicado de saúde”, explica Gustavo Lenci Marques, médico cardiologista.

Sempre buscar por orientação de especialistas

Toda prática de exercício físico deve ser supervisionada e orientada por um profissional habilitado na área e nunca tentar exercícios divulgados pela internet. “Tem tanta informação hoje na internet que acabam mais desinformando que informando. Sempre é indicado procurar um profissional capacitado”, reforça o médico.
LEIA TAMBÉM