PUBLICIDADE

Saúde e Bem-Estar

Crianças não podem tomar suco de fruta natural o dia todo

Associação norte-americana de Pediatria divulgou novas recomendações de consumo do suco de fruta natural para as crianças, para prevenir obesidade infantil

Porções devem ser reduzidas do suco, mesmo natural, de frutas para evitar obesidade nas crianças (Foto: Bigstock)Porções devem ser reduzidas do suco, mesmo natural, de frutas para evitar obesidade nas crianças (Foto: Bigstock)

Nem de caixinha e nem 100% natural, os sucos não são a melhor escolha para matar a sede das crianças, de acordo com o alerta da Associação norte-americana de Pediatria. A nova recomendação da entidade ressalta que o consumo dos sucos totalmente naturais devem ser limitados, pois podem impactar no controle do peso das crianças e na prevenção da obesidade infantil.

De acordo com a Associação, quatro a seis ounces por dia para crianças do primeiro aos 6 anos, o que representa entre 118 mL a 177 mL – ou um copo pequeno infantil, é uma quantidade de suco suficiente. Para crianças entre os 7 e os 18 anos, a quantidade aumenta de oito a 12 ounces, ou 236 mL a 354 mL – ou uma lata de suco.

“Existem vários estudos que mostram que a criança começa com o suco natural, mas com a correria do dia a dia lentamente vai passando a tomar apenas sucos de péssima qualidade. O excesso de peso está relacionado à má qualidade do suco e porque as crianças deixam de tomar água para matar a sede”, explica Maria Emília Suplicy Albuquerque, nutricionista do hospital Pequeno Príncipe, especializado em atendimento infantil.

Ao contrário da água, os sucos são bastante calóricos e, quando usados para matar a sede, acabam contribuindo no ganho de peso das crianças. “A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que a criança coma a fruta e tome a água, para a sede. Porque o suco não possui fibra nenhuma, ao contrário da fruta, e é preciso pelo menos duas laranjas para fazer um copo. Se a criança comer a laranja, diminui a ingestão calórica e ainda ingere as fibras”, explica a nutricionista.

200 mL de suco, por dia, para crianças até os 5 anos de idade são suficientes, de acordo com orientação da nutricionista.

Leia mais

Marca de papinha de bebê é proibida pela Anvisa. Saiba como escolher esses alimentos

Botox pode, sim, prevenir rugas, dizem especialistas

Aprenda a lavar as roupas do bebê do jeito certo e evite alergias

PUBLICIDADE