Saúde e Bem-Estar

Redação

Escolas de cidade no Paraná suspendem aulas devido a surto de meningite viral

Redação
18/10/2017 14:57
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

As aulas de todas as escolas estaduais e municipais de Santa Cruz de Monte Castelo, no noroeste do Paraná, estão temporariamente suspensas desde esta quarta-feira (18) devido a um surto de meningite viral. A decisão foi tomada pela prefeitura após a Secretaria Estadual de Saúde confirmar oito casos da doença no município.
A maioria dos doentes é de crianças menores de cinco anos, mas há uma mulher grávida diagnosticada. Os primeiros casos de meningite viral na cidade foram registrados há cerca de um mês, em um homem e em uma mulher. Na semana passada, o funcionamento de uma creche foi suspenso porque quatro crianças tinham sido infectadas com o vírus.

A princípio, as aulas estão suspensas até a próxima segunda-feira (23). A prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde decidirão, então, se as escolas devem permanecer fechadas ou não.

A decisão afeta mais de 1.500 alunos matriculados nas escolas e creches de Santa Cruz de Monte Castelo.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados 945 casos de meningite no Paraná entre janeiro e setembro deste ano. Desse total, 588 foram causadas por vírus.

Como identificar a meningite:
As meningites virais são mais comuns e menos perigosas que as bacterianas, mas a falta de tratamento de ambas pode levar a pessoa à morte.
Por ser uma doença silenciosa, um dos seus maiores perigos é o diagnóstico atrasado. Os pais devem ficar atentos se a criança apresentar febre alta, dor de cabeça, se estiver mais sonolenta, deixar de se alimentar e se houver a ocorrência de vômito.
No entanto, o diagnóstico é facilmente confundido com outras viroses. No caso de crianças menores de dois anos, a orientação de especialistas é levá-la ao pronto socorro rapidamente se ela não voltar a ficar animada, depois de apresentar os sintomas acima.
Pescoço rígido acontece
Em crianças maiores de cinco anos, os pais devem ficar alertas à rigidez do pescoço. O conhecido teste de pedir para a criança encostar o queixo no peito é válido.
Se ela tiver dificuldades ou demonstrar dor, busque um médico. Pontos vermelhos espalhados pelo corpo também são sinais da doença.
Previna-se cuidando da higiene
A higiene é muito importante para a prevenção da doença, visto que pode ser contraída por meio de um contato salivar. Lavar as mãos, não compartilhar talheres ou comidas e deixar os ambientes sempre abertos para ventilar – mesmo em dias mais frios – são medidas fáceis e efetivas de prevenir a doença, assim como a vacinação. Veja valores das vacinas e onde encontrá-las em Curitiba.
Como é o tratamento?
Antitérmicos, analgésicos e remédios de suporte, assim como medicamentos para reduzir náusea e vômito são usados no tratamento da meningite viral.
No caso da doença bacteriana, o antibiótico é aplicado em regime de internamento hospitalar e o tratamento pode variar de acordo com a situação do paciente.
LEIA TAMBÉM